Quando a gente gosta, cuida : o trabalho interprofissional com familiares de pacientes internados em um hospital do sul do Brasil
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Data
2024Autor
Tipo
Outro título
When we like, we care : interprofessional work with families of patients hospitalized in a hospital in Southern Brazil
Cuando nos gusta, nos importa : trabajo interprofesional con familiares de pacientes ingresados en un hospital del Sur de Brasil
Assunto
Resumo
Introdução: O Programa de Controle de Infecção Hospitalar da Residência Multiprofissional em Saúde (RIMS), do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, atua em integração com os profissionais de Enfermagem, Farmácia e Serviço Social. Realiza, semanalmente, uma ação socioeducativa com os familiares dos pacientes internados em uma unidade de tratamento de Microorganismos Multirresistentes (MMR). Objetivo: Relatar a experiência de trabalho interprofissional junto aos familia ...
Introdução: O Programa de Controle de Infecção Hospitalar da Residência Multiprofissional em Saúde (RIMS), do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, atua em integração com os profissionais de Enfermagem, Farmácia e Serviço Social. Realiza, semanalmente, uma ação socioeducativa com os familiares dos pacientes internados em uma unidade de tratamento de Microorganismos Multirresistentes (MMR). Objetivo: Relatar a experiência de trabalho interprofissional junto aos familiares de pacientes MMR em um hospital de alta complexidade, para dar visibilidade aos processos da ação socioeducativa proposta. Relato da experiência: A proposta pedagógica envolve a articulação do estudo teórico e a vivência a partir de oficinas de saúde com familiares, compreendendo a forma de pensar, sentir e agir. O aprendizado baseia-se na observação, no compartilhamento e na problematização sobre o vivenciado. Nessa perspectiva, realizam-se ações relacionadas ao tema do MMR, importância da higiene de mãos, cuidados com utensílios domésticos, forma de higienizar as roupas, diferença entre colonização e infecção, e tabus frente ao isolamento social, realizando também vivências práticas, pelo uso do álcool gel e de uma substância fluorescente, visando à validação e à orientação da técnica recomendada de higiene de mãos. Por fim, ocorre um feedback por parte dos participantes, em que é possível avaliar os aprendizados alcançados. Conclusão: As oficinas de saúde oferecem uma comunicação mais efetiva junto aos familiares sobre os cuidados que envolvem o paciente MMR e a desmistificação de conceitos, o que contribui para o aumento da qualidade de vida dos pacientes e familiares, após a alta. A abordagem interprofissional de orientações aos familiares e cuidadores dos pacientes revela-se uma atividade potente e fundamental para promover a educação em saúde e para agregar conhecimento nas relações profissionais. ...
Abstract
Introduction: The Hospital Infection Control Program of the Multiprofessional Residency in Health (RIMS) of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, works in conjunction with Nursing, Pharmacy and Social Service professionals. It carries out, weekly, a socio-educational action with the families of patients admitted to a Multidrug-Resistant Microorganism (MMR) treatment unit. Objective: To report the experience of interprofessio-nal work with the families of MMR patie ...
Introduction: The Hospital Infection Control Program of the Multiprofessional Residency in Health (RIMS) of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, works in conjunction with Nursing, Pharmacy and Social Service professionals. It carries out, weekly, a socio-educational action with the families of patients admitted to a Multidrug-Resistant Microorganism (MMR) treatment unit. Objective: To report the experience of interprofessio-nal work with the families of MMR patients in a high-complexity hospital to give visibility to the processes of the proposed socio-educational action. Experience report: The pedagogical proposal involves articulating theoretical study and experience through health workshops with family members, understanding the way of thinking, feeling and acting. Learning is based on observation, sharing and problematization of the experience. From this perspective, actions related to the theme of MMR, the importance of hand hygiene, care of household uten-sils, how to sanitize clothes, the difference between colonization and infection, and taboos regarding social isolation are carried out, also carrying out practical experiences, through the use of alcohol gel and a fluorescent substance, aiming at the validation and guidance of the correct hand hygiene technique. Finally, feedback is provided by the participants, in which it is possible to evaluate the learning achieved. Conclusion: Health workshops offer more effective communication with family members about the care involving MMR patients, the demystification of some concepts, which contributes to the improvement of the quality of life of patients and family members after discharge. The interprofessional approach of guidance to family members and caregivers of patients proves to be a powerful and fundamental acti-vity to promote health education and to aggregate knowledge in professional relationships. ...
Resumen
Introducción: El Programa de Control de Infecciones Hospitalarias de la Residencia Multipro-fesional de Salud (RIMS), del Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, actúa en integración con profesionales de Enfermería, Farmacia y Servicios Sociales. Realiza, semanalmente, una acción socioeducativa con los familiares de pacientes ingresados en una unidad de tratamiento de Microorganismos Multirresistentes (MMR). Objetivo: Relatar la experiencia de trabajo interprofesional c ...
Introducción: El Programa de Control de Infecciones Hospitalarias de la Residencia Multipro-fesional de Salud (RIMS), del Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, actúa en integración con profesionales de Enfermería, Farmacia y Servicios Sociales. Realiza, semanalmente, una acción socioeducativa con los familiares de pacientes ingresados en una unidad de tratamiento de Microorganismos Multirresistentes (MMR). Objetivo: Relatar la experiencia de trabajo interprofesional con familiares de pacientes con MMR en un hospital de alta complejidad para dar visibilidad a los procesos de la acción socioeducativa propuesta. Relato da experiencia: La propuesta pedagógica implica articular el estudio teórico y la expe-riencia proveniente de talleres de salud con los familiares, comprendiendo la forma de pensar, sentir y actuar. El aprendizaje se basa en observar, compartir y cuestionar lo vivido. Desde esta perspectiva se realizan abordajes relacionados con la temática MMR, la importancia de la higiene de manos, el cuidado del menaje del hogar, cómo limpiar la ropa, la diferencia entre colonización e infección y los tabúes respecto al aislamiento social, realizando también experiencias prácticas. utilizando alcohol en gel y una sustancia fluorescente, con el obje-tivo de validar y orientar la técnica correcta de higiene de manos. Finalmente, se cuenta con retroalimentación de los participantes, en la que es posible evaluar el aprendizaje logrado. Conclusión: Los talleres de salud ofrecen una comunicación más efectiva con los familiares sobre los cuidados que involucra al paciente con MMR, la desmitificación de algunos concep-tos, lo que contribuye a incrementar la calidad de vida de los pacientes y familiares después del alta. El enfoque interprofesional para brindar orientación a los familiares y cuidadores de los pacientes resulta ser una actividad poderosa y fundamental para promover la educación para la salud y agregar conocimiento a las relaciones profesionales. ...
Contido em
Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2024), e144621, p. 1-15
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