Socialização infantil, midiatização e neoliberalismo: discussões contemporâneas
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Data
2024Tipo
Outro título
Children’s socialization, mediatization and neoliberalism: contemporary discussions
Socialización infantil, mediatización y neoliberalismo: Debates contemporáneos
Assunto
Resumo
No presente artigo, são discutidos os processos de socialização infantil, os quais se encontram marcados pela presença da racionalidade neoliberal e pela digitalização das diferentes esferas da existência humana. Infere-se, a partir de uma análise sistêmica, que as tecnologias digitais, quando transversalizadas pela racionalidade neoliberal, podem ser compreendidas enquanto estratégias integrantes de um projeto antropológico-pedagógico neoliberal, no qual se visa à formação de um neossujeito. D ...
No presente artigo, são discutidos os processos de socialização infantil, os quais se encontram marcados pela presença da racionalidade neoliberal e pela digitalização das diferentes esferas da existência humana. Infere-se, a partir de uma análise sistêmica, que as tecnologias digitais, quando transversalizadas pela racionalidade neoliberal, podem ser compreendidas enquanto estratégias integrantes de um projeto antropológico-pedagógico neoliberal, no qual se visa à formação de um neossujeito. Desse modo, mesmo reconhecendo que as crianças realizam uma reprodução interpretativa dos artefatos culturais, identifica-se que, por meio da exploração exacerbada desses dispositivos, ocorre a recepção de uma normatividade que preconiza a satisfação pessoal como critério régio de tomada de decisões, a hipertrofia das relações sociais e a atomização do indivíduo. Por fim, discutem-se as implicações antropológicas e sociológicas da formação do neossujeito desde a infância, tendo em vista que sua constituição psíquica e as normas difundidas inibem a coesão social e a participação do sujeito em debates públicos ...
Abstract
In this article, the processes of children’s socialization are discussed, which are marked by the presence of neoliberal rationality and the digitalization of the different spheres of human existence. It is inferred, from a systemic analysis, that digital technologies, when transversalized by neoliberal rationality, can be understood as strategies that are part of a neoliberal anthropological-pedagogical project, which aims to form a neo-subject. Therefore, even recognizing that children perfor ...
In this article, the processes of children’s socialization are discussed, which are marked by the presence of neoliberal rationality and the digitalization of the different spheres of human existence. It is inferred, from a systemic analysis, that digital technologies, when transversalized by neoliberal rationality, can be understood as strategies that are part of a neoliberal anthropological-pedagogical project, which aims to form a neo-subject. Therefore, even recognizing that children perform an interpretative reproduction of cultural artifacts, we identified that, through the exacerbated exploitation of these devices, a normativity that advocates personal satisfaction as a regal decision-making criterion, hypertrophy of social relations and the atomization of the individual are welcomed. Finally, the anthropological and sociological implications of the formation of the neo-subject since childhood are discussed, bearing in mind that their psychic constitution and widespread norms inhibit social cohesion and the subject’s participation in public debates. ...
Resumen
Este artículo discute los procesos de socialización infantil, que se encuentran marcados por la presencia de la racionalidad neoliberal y por la digitalización de las diferentes esferas de la existencia humana. Se infiere, a partir de un análisis sistémico, que las tecnologías digitales, cuando son transversalizadas por la racionalidad neoliberal, se pueden comprender como estratégias integrantes de un proyecto antropológico-pedagógico neoliberal, en el cual se busca la formación de un nuevo su ...
Este artículo discute los procesos de socialización infantil, que se encuentran marcados por la presencia de la racionalidad neoliberal y por la digitalización de las diferentes esferas de la existencia humana. Se infiere, a partir de un análisis sistémico, que las tecnologías digitales, cuando son transversalizadas por la racionalidad neoliberal, se pueden comprender como estratégias integrantes de un proyecto antropológico-pedagógico neoliberal, en el cual se busca la formación de un nuevo sujeto. De este modo, aunque se reconozca que los niños realizan una reproducción interpretativa de los artefactos culturales, se identifica que, a través de la exploración excesiva de estos dispositivos, ocurre la recepción de una normatividad que preconiza la satisfacción personal como criterio dominante de la toma de decisiones, la hipertrofia de las relaciones sociales y la atomización del individuo. Por fin, se discuten las implicaciones antropológicas y sociológicas de la formación del nuevo sujeto desde la infancia, teniendo en cuenta que su constitución psíquica y las normas difundidas inhiben la cohesión social y la participación del sujeto en debates públicos. ...
Contido em
Roteiro (Joaçaba). Joaçaba, SC. Vol. 49 (jan./dez. 2024), e34783, p. 1-37
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Nacional
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