Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAymone, Jose Luis Farinattipt_BR
dc.contributor.authorFunk, Suzanapt_BR
dc.date.accessioned2011-05-18T06:00:16Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29059pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é sistematizar o processo criativo virtual de embalagens, utilizando softwares de modelagem 3D como ferramentas de apoio à criação e materialização da ideia. As embalagens, atualmente, são cada vez mais reformuladas e em um tempo menor, sendo importantes para o sucesso de produtos e empresas. Assim, é fundamental que sejam feitos estudos sobre como desenvolver embalagens de forma rápida e eficaz, para que as embalagens alcancem os objetivos estratégicos empresariais, possam interagir da melhor forma com as pessoas e sejam menos agressivas ao meio ambiente no contexto da realidade em que são consumidas. Com os recursos tecnológicos disponíveis, a criação das embalagens normalmente é feita com o auxílio de softwares, mas com pouca ou sem sistematização do processo criativo. De modo a abordar o processo criativo virtual de embalagens, foram estudados aspectos teóricos sobre o design da embalagem, criatividade e processos criativos, aspectos tridimensionais da forma e modelagem virtual 3D. Além dos aspectos teóricos, foram feitas pesquisas com profissionais com experiência em modelagem virtual 3D. Foi realizada uma análise qualitativa destes dados e, em seguida, foi feita a sua interligação para elaborar as dez diretrizes que servem como guia para o processo criativo virtual do design de embalagens proposto. Optou-se por organizar estas diretrizes dentro de uma metodologia, a qual consiste das etapas: Buscar, Conectar, Criar e Apresentar. O seu diferencial, em relação às demais metodologias, está nas fases Criar e Apresentar, que envolvem a criação de embalagens utilizando as possibilidades de softwares de modelagem 3D. Na criação das diretrizes referentes à parte do processo criativo em softwares, procurou-se a generalização dos procedimentos, pois no contexto da criação e materialização da ideia podem ser utilizados diferentes softwares. Para colocar em prática esta metodologia, foi realizado o design de um frasco de perfume, seguindo as dez diretrizes propostas. Notou-se que as diretrizes contribuíram significativamente para guiar, organizar e até mesmo inspirar a geração de ideias do processo criativo e conduzir as atividades até a apresentação final do trabalho. Foi observado também que a computação gráfica pode contribuir significativamente com o design, potencializando a criação e a materialização de embalagens. Desta forma, pode-se diminuir o tempo de criação e os custos com a criação de protótipos, além de aperfeiçoar a visualização final do produto.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work is to systematize the virtual creative process of packing, using a 3D modeling software as support tools for the creation and materialization of the idea. The current packing has been reformulated in a shorter time, being important for the success of the products and the companies. Thus, studies about how to develop packing in a fast and efficient way are fundamental, in order to reach the company’s strategic goals, a better interaction with people, being less aggressive to the environment inside the context they are consumed. With the available technological resources, the creation of packing is normally done with the help of software, although employing little or no systematization of the creative process. In order to approach the virtual creative process of packing, theoretical aspects regarding the packing design, creativity and creative processes, the tridimensional aspects and 3D virtual modeling were studied. Besides the theoretical aspects, a research with professionals with expertise in 3D virtual modeling was performed. Firstly, a qualitative analysis of these data was performed and, then, the interconnection between them was done in order to elaborate the ten procedures that can serve as a guide for the virtual creative process of the packing design. Then, these procedures were organized inside a methodology, which consists of Search, Connect, Create, Present. Its differential, compared to other methodologies, lies on the Create and Present phases, which involve the creation of packing using the possibilities of 3D modeling software. In the creation of the guides related to the creative process in software, the generalization of the procedures was targeted, because, in the context of the creation and materialization of the idea, different software can be used. To put this methodology into practice, a design of a perfume bottle, following the ten proposed guides, was accomplished. The guidance significantly contributed to lead and to organize the work, even inspiring the generation of ideas of the creative process and leading the activities up to the end of the work. It was also observed that graphical computation can significantly contribute with the design, increasing the creation and the materialization of packing. With these results, the creation time and the costs of creating prototypes can be reduced, besides improving the final visualization of the product.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectDesign de embalagenspt_BR
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectPacking virtual designen
dc.subject3D modeling softwareen
dc.subjectDesenho tridimensionalpt_BR
dc.subjectDesign virtualpt_BR
dc.titleProcesso criativo para o design virtual de embalagenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000772935pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples