BookTok e consumo de livros : a percepção de influência da comunidade virtual na experiência de leitura da Geração Z
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
BookTok and book consumption : the perceived influence of the virtual community on the reading experience of Generation Z
Assunto
Resumo
A pesquisa explora a influência da comunidade virtual BookTok no consumo de livros entre jovens da Geração Z que residem na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Seu objetivo passa por compreender como esse público percebe o impacto do BookTok em seus hábitos de consumo (plataforma de leitura, gêneros escolhidos, aquisição de obras). Além de apresentar uma revisão bibliográfica sobre mídias sociais, comunidades virtuais e consumo, é realizado exercício empírico, de caráter qualitativo, em qu ...
A pesquisa explora a influência da comunidade virtual BookTok no consumo de livros entre jovens da Geração Z que residem na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Seu objetivo passa por compreender como esse público percebe o impacto do BookTok em seus hábitos de consumo (plataforma de leitura, gêneros escolhidos, aquisição de obras). Além de apresentar uma revisão bibliográfica sobre mídias sociais, comunidades virtuais e consumo, é realizado exercício empírico, de caráter qualitativo, em que seis jovens são entrevistadas. Essa ação subsidia dados sobre a relação com o BookTok e a percepção de seu consumo de livros. Os dados são tratados a partir da técnica de análise do conteúdo, auxiliando a reflexão crítica sobre consumo de livros e comunidades virtuais. Os resultados apontam para duas categorias e onze subcategorias: fatores que influenciam o consumo de livros (contexto, comunidades, influenciadores, validação e conteúdo) e fatores influenciados no consumo (livros, autores, gêneros, canal de compra, plataformas de leitura e hábitos). ...
Abstract
The research explores the influence of the virtual community BookTok on book consumption among people of Generation Z living in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. Its objective is to understand how this audience perceives the impact of BookTok on their consumption habits (reading platform, chosen genres, acquisitions of titles). In addition to presenting a bibliographical review on social media, virtual communities and consumption, an empirical exercise of qualitative nature is present ...
The research explores the influence of the virtual community BookTok on book consumption among people of Generation Z living in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. Its objective is to understand how this audience perceives the impact of BookTok on their consumption habits (reading platform, chosen genres, acquisitions of titles). In addition to presenting a bibliographical review on social media, virtual communities and consumption, an empirical exercise of qualitative nature is presented, in which six young people are interviewed. Data are processed using the content analysis technique, allowing a critical reflection on book consumption and virtual communities. Results point towards two categories and eleven subcategories: factors that influence book consumption (context, communities, influencers, validation and content) and factors influenced by BookTok consumption (titles, authors, genres, purchasing channel, reading platforms and habits). ...
Contido em
REDIN: Revista Educacional Interdisciplinar [recurso eletrônico]. Taquara, RS : FACCAT. Vol. 13, n. 2 (2024), p. 136-156
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Sociais Aplicadas (4365)
Este item está licenciado na Creative Commons License
