Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCazarré, Rafaela Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorBorba, Eduardo Zillespt_BR
dc.date.accessioned2025-04-17T06:56:33Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2594-4576pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/290406pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa explora a influência da comunidade virtual BookTok no consumo de livros entre jovens da Geração Z que residem na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Seu objetivo passa por compreender como esse público percebe o impacto do BookTok em seus hábitos de consumo (plataforma de leitura, gêneros escolhidos, aquisição de obras). Além de apresentar uma revisão bibliográfica sobre mídias sociais, comunidades virtuais e consumo, é realizado exercício empírico, de caráter qualitativo, em que seis jovens são entrevistadas. Essa ação subsidia dados sobre a relação com o BookTok e a percepção de seu consumo de livros. Os dados são tratados a partir da técnica de análise do conteúdo, auxiliando a reflexão crítica sobre consumo de livros e comunidades virtuais. Os resultados apontam para duas categorias e onze subcategorias: fatores que influenciam o consumo de livros (contexto, comunidades, influenciadores, validação e conteúdo) e fatores influenciados no consumo (livros, autores, gêneros, canal de compra, plataformas de leitura e hábitos).pt_BR
dc.description.abstractThe research explores the influence of the virtual community BookTok on book consumption among people of Generation Z living in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. Its objective is to understand how this audience perceives the impact of BookTok on their consumption habits (reading platform, chosen genres, acquisitions of titles). In addition to presenting a bibliographical review on social media, virtual communities and consumption, an empirical exercise of qualitative nature is presented, in which six young people are interviewed. Data are processed using the content analysis technique, allowing a critical reflection on book consumption and virtual communities. Results point towards two categories and eleven subcategories: factors that influence book consumption (context, communities, influencers, validation and content) and factors influenced by BookTok consumption (titles, authors, genres, purchasing channel, reading platforms and habits).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREDIN: Revista Educacional Interdisciplinar [recurso eletrônico]. Taquara, RS : FACCAT. Vol. 13, n. 2 (2024), p. 136-156pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectComunidade virtualpt_BR
dc.subjectBooksen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectLivro eletrônicopt_BR
dc.subjectBookToken
dc.subjectTikToken
dc.subjectVirtual communitiesen
dc.titleBookTok e consumo de livros : a percepção de influência da comunidade virtual na experiência de leitura da Geração Zpt_BR
dc.title.alternativeBookTok and book consumption : the perceived influence of the virtual community on the reading experience of Generation Zen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001239303pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples