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dc.contributor.advisorFensterseifer, Jaime Evaldopt_BR
dc.contributor.authorDe Nardi, Luiz Henriquept_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:24:40Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/2900pt_BR
dc.description.abstractSegundo a literatura de administração, o estudo da estratégia sob o enfoque _de seu desempenho ao longo do tempo tem merecido pouca atenção por parte dos pesquisadores. Este trabalho trata-se de uma análise longitudinal, que tem por objetivo avaliar o desempenho obtido por uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda, decorridos quatro anos desde a formulação e implementação de uma estratégia de produção, realizada em 1997, na qual foi utilizada uma pesquisa de mercado, que é uma ferramenta de marketing, como fonte de informações para a área de manufatura.O estudo emprega uma abordagem quantitativa com a metodologia de estudo de caso. O trabalho revê inicialmente os conceitos de orientação para o mercado e estratégia baseada em recursos, bem como sua relação com a obtenção de vantagem competitiva por parte das empresas que os adotam. A seguir se busca, através da replicação da pesquisa de importância X desempenho realizada em 1997, obter um quadro comparativo que permita avaliar se a empresa estudada obteve ou não um desempenho superior baseado nas estratégias adotadas, quando comparada com seus concorrentes em dois momentos diferentes. Os resultados desta pesquisa indicam que a utilização dos recursos da empresa orientados de modo a atender às necessidades dos clientes pode tomar-se uma fonte de vantagem competitiva e de desempenho superior para a empresa que utilizar adequadamente e regularmente esta prática.pt
dc.description.abstractAccording. to the business management literature, the strategy study, focusing on the long-run performance, has received only a small attention from researchers. The objective of this study isto evaluate the performance obtained by a make-to-order company, four years after the formulation and implementation of a manufacturing strategy in 1997. In this process the market research, which is a marketing tool, was used by the company executives as a source of information for the manufacturing area. This case study applies a quantitative research methodology. Firstly, the concepts of market orientation and resource-based strategy are revisited, as well as their relationship with the competitive advantage achievement by the companies that apply these concepts. Secondly, a survey is performed to obtain an importance - performance matrix, based on the same criteria used in 1997. This new matrix can be compared with the matrix obtained in the original research and the comparative analyses of the two matrix obtained in two different times make it possible to evaluate the performance of the strategy formulated and implemented in 1997. The results of this study show that exploring the company's resources oriented to the clients' needs can provide a competitive advantage, resulting in superior performance to the companies which apply this practice systematically and appropriately.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectOrientação : mercadopt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho de uma empresa fabricante de bens de capital sob encomenda após a formulação e implementação de uma estratégia de produção : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000327874pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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