Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMilan, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorPaes, Marina Ramos da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-10T06:57:57Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/289875pt_BR
dc.description.abstractA busca por alternativas financeiras no campo da cultura é constante e necessária, especialmente em um país como o Brasil, no qual em geral pouco se investe neste setor. As estratégias de financiamento para projetos culturais são parte do escopo da gestão cultural e configuram-se como incipientes diante de uma produção profusa e diversificada, sendo que muitas expressões culturais parecem se manifestar via grupos de pequeno porte, os quais encontram inúmeras barreiras para seu desenvolvimento socioeconômico. Diante deste cenário, aventa-se inicialmente o matchfunding como recurso do qual se lançar mão para angariar fundos que sustentem práticas culturais de pequeno porte no longo prazo. O artigo também apresenta a concomitância da investigação acerca deste tema e o surgimento de um empreendimento cultural que igualmente aponta possibilidades alternativas de incremento para a economia da cultura, com ênfase no município de Santos/SP.pt_BR
dc.description.abstractThe search for financial alternatives in the field of culture is constant and necessary, especially in a country like Brazil, where investment in this sector is generally low. Financing strategies for cultural projects are part of the scope of cultural management and are considered incipient in the face of a profuse and diverse production. Many cultural expressions seem to be manifested through small groups, which face numerous barriers to their socioeconomic development. In this context, matchfunding emerges as a potential tool to raise funds to sustain small-scale cultural practices in the long term. The article also highlights the simultaneous investigation of this topic and the emergence of a cultural enterprise that similarly points to alternative possibilities for enhancing the cultural economy, with an emphasis on the municipality of Santos/SP.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmpreendimentospt_BR
dc.subjectFinancial alternativesen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectSmall creative enterprisesen
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectMatchfundingen
dc.subjectEconomia da culturapt_BR
dc.titleDo matchfunding à plataforma física : viabilizando alternativas financeiras para empreendimentos criativos de pequeno portept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001248392pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem