Além do joystik : interação entre marcas e streamers LGBTQIAPN+ no nicho gamer e de plataformas digitais
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Data
2024Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa aborda a relação entre a publicidade digital e a comunidade LGBTQIAPN+ no contexto das plataformas de streaming, com foco particular na Twitch. O objetivo da pesquisa é verificar de que maneira a publicidade se articula nas redes sociais e nas transmissões ao vivo de streamers do segmento de jogos vinculados à comunidade LGBTQIAPN+. O estudo discute a evolução da publicidade digital, a plataformização das práticas comunicativas e os desafios éticos e estruturais do mercado, eviden ...
Esta pesquisa aborda a relação entre a publicidade digital e a comunidade LGBTQIAPN+ no contexto das plataformas de streaming, com foco particular na Twitch. O objetivo da pesquisa é verificar de que maneira a publicidade se articula nas redes sociais e nas transmissões ao vivo de streamers do segmento de jogos vinculados à comunidade LGBTQIAPN+. O estudo discute a evolução da publicidade digital, a plataformização das práticas comunicativas e os desafios éticos e estruturais do mercado, evidenciando o papel da Twitch como espaço estratégico para a interação autêntica entre marcas, streamers e audiências. Para tanto, foi realizada uma análise publicitária elencando algumas categorias de análise, entre elas: (1) publicidade indireta; (2) banners; (3) adversitings (Ad’s); (4) publicidade rápida (publis); (5) patrocínios; (6) inserções em comerciais audiovisuais na internet e na mídia maisntream; (7) Bets e jogos recém-lançados no mercado. Nossa análise evidenciou que algumas marcas compreendem alguns streamer – sobretudo da comunidade LGBTQIAPN+ – como sujeitos capazes de influenciar públicos ao ponto de querer vincular sua imagem a esses “influenciadores” de distintas formas e em diferentes plataformas para além da Twitch, porém, é de destacar que algumas dessas relações publicitárias ao se apropriam de narrativas da comunidade LGBTQIAPN+ não apenas promovem aspectos de diversidade, como, pelo contrário, podem ser apenas casos de queerbaiting, com inserções rápidas, discretas e algumas vezes em contradição com os direitos desse grupo marginalizado. ...
Abstract
This research addresses the relationship between digital advertising and the LGBTQIAPN+ community in the context of streaming platforms, with a particular focus on Twitch. The objective of the research is to verify how advertising is articulated on social networks and in the live broadcasts of streamers in the gaming segment linked to the LGBTQIAPN+ community. The study discusses the evolution of digital advertising, the platformization of communication practices and the ethical and structural ...
This research addresses the relationship between digital advertising and the LGBTQIAPN+ community in the context of streaming platforms, with a particular focus on Twitch. The objective of the research is to verify how advertising is articulated on social networks and in the live broadcasts of streamers in the gaming segment linked to the LGBTQIAPN+ community. The study discusses the evolution of digital advertising, the platformization of communication practices and the ethical and structural challenges of the market, highlighting the role of Twitch as a strategic space for authentic interaction between brands, streamers and audiences. To this end, an advertising analysis was carried out listing some categories of analysis, among them: (1) indirect advertising; (2) banners; (3) advertising (Ad’s); (4) quick advertising (publis); (5) sponsorships; (6) insertions in audiovisual commercials on the internet and in mainstream media; (7) Bets and games recently launched on the market. Our analysis showed that some brands understand some streamers – especially from the LGBTQIAPN+ community – as subjects capable of influencing audiences to the point of wanting to link their image to these “influencers” in different ways and on different platforms beyond Twitch. However, it is worth noting that some of these advertising relationships, when appropriating narratives from the LGBTQIAPN+ community, not only promote aspects of diversity, but, on the contrary, may simply be cases of queerbaiting, with quick, discreet insertions that sometimes contradict the rights of this marginalized group. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1937)
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