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dc.contributor.advisorGastal, Eduardo Simões Lopespt_BR
dc.contributor.authorHaetinger, Guilherme Gomespt_BR
dc.date.accessioned2025-03-28T06:43:12Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/289197pt_BR
dc.description.abstractWe introduce a Differentiable Rendering pipeline to leverage hardware tessellation whenextracting displacement maps with respect to image-space gradients. This method allowsus to use differentiable rendering to reconstruct displacement maps without the need forexpensive remeshing steps. Instead, we define a dynamic tessellation level by analyzingthe displacement texture throughout the optimization process. As such, our techniqueautomatically understands where more subdivision is required, increasing efficiency bynot tessellating low-curvature regions. We exemplify the use of our method to reconstructmesh detail from sparse rendered views. Our results show that the use of tessellationallows us to save memory by requiring only a few vertices to be stored, and the ability todynamically control density areas helps speeding up the optimization process.en
dc.description.abstractIntroduzimos um pipeline de “Rendering” diferenciável para aproveitar a tesselagem especializada de hardware durante a extração de mapas de deformação de acordo com gradientes em espaço de imagem. Esse método nos permite usar renderização diferenciável para reconstruir mapas de deformação sem a necessidade de passos ineficientes de“remeshing”. Alternativamente, definimos um nível de tessellação dinâmico analisando a textura de deformação durante o processo de otimização. Dessa forma, nossa técnica compreende automaticamente onde mais subdivisão é necessária, aumentando a eficiência ao não tessellizar regiões de baixa curvatura. Exemplificamos nosso trabalho o utilizando para reconstruir detalhes de malhas a partir de vistas esparças renderizadas. Nossos resultados mostram que o uso de tesselagem nos permite economizar memória por necessitar de um número menor de vértices salvos, e a habilidade de controlar a densidade de vértices em certas áreas ajuda a agilizar a otimização.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectRenderização : computação gráficapt_BR
dc.subjectTesselagempt_BR
dc.subjectMalhas 3Dpt_BR
dc.titleExtracting displacement maps through differentiable rendering and dynamic tessellationpt_BR
dc.title.alternativeExtraindo mapas de deformação através de rendering diferenciável e tesselagem dinâmica pt
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001244519pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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