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dc.contributor.advisorBertolucci, Cristina Cavallipt_BR
dc.contributor.authorJanjar, Edilene Regina Dottopt_BR
dc.date.accessioned2025-03-28T06:43:12Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/289196pt_BR
dc.description.abstractEste estudo trata-se de uma pesquisa acerca da compreensão da divisão de frações por professores de matemática a partir do uso de Materiais Montessorianos manipuláveis. A amostra da pesquisa é composta por seis docentes com experiência no ensino de divisão de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A coleta e análise de dados seguiram o Método Clínico Piagetiano, com entrevistas clínicas realizadas durante a manipulação de Materiais Montessorianos: Material de Selos, Formas de Ferro para Equivalência, Ideia do Justo, Pinos e Círculos de Frações. A compreensão dos participantes foi categorizada com base em suas interpretações durante o uso dos materiais e respostas às perguntas. Três categorias de análise emergiram das entrevistas. Os resultados indicam que os professores especializados têm capacidade de cálculo ao realizar a divisão entre números naturais, mas enfrentaram dificuldades em operar divisão de frações quando instigadas a utilizar o material concreto, necessitando de auxílio ou uso de algoritmos memorizados. Assim, esse estudo alicerçado na perspectiva e materiais montessorianos busca contribuir para trabalhos relacionados à formação inicial e continuada de professores de matemática, de modo a aprimorar suas práticas didáticas em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis study is research into the understanding of division of fractions by mathematics teachers using manipulative Montessori Materials. The research sample is made up of six teachers with experience teaching fraction division in the early years of Elementary School. Data collection and analysis followed the Piagetian Clinical Method, with clinical interviews carried out during the manipulation of Montessori Materials: Stamp Material, Iron Forms for Equivalence, Idea of the Just, Pins and Fraction Circles. Participants' understanding was categorized based on their interpretations while using the materials and responding to questions. Three categories of analysis emerged from the interviews. The results indicate that specialized teachers have calculation capacity when performing division between natural numbers but faced difficulties in dividing fractions when encouraged to use concrete material, requiring assistance or the use of memorized algorithms. Thus, this study, based on the Montessori perspective and materials, seeks to contribute to work related to the initial and continuing training of mathematics teachers, in order to improve their teaching practices in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetodo montessoript_BR
dc.subjectDivision of fractionsen
dc.subjectMétodo clínico piagetianopt_BR
dc.subjectMontessori systemen
dc.subjectPiagetian clinical methoden
dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeachers who teach mathematicsen
dc.subjectEarly years of elementary schoolen
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.titleDivisão de frações com materiais montessorianos: como professores de matemática compreendem a equivalência e a divisão de fraçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001244450pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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