Criação de roteiros para minissérie : Farrapos
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente texto autoetnográfico se propõe a analisar aspectos da criação literária de três roteiros dramáticos da minissérie Farrapos: O centauro do pampa, A nação esquecida e Lanceiros negros. Constata-se que o principal motivo que levou à criação dessa minissérie foi a necessidade de produzir narrativas que representassem múltiplas possibilidades da identidade gaúcha, confrontando a narrativa hegemônica do gaúcho tradicionalista. Em um momento introdutório, o texto procura criar uma “linha d ...
O presente texto autoetnográfico se propõe a analisar aspectos da criação literária de três roteiros dramáticos da minissérie Farrapos: O centauro do pampa, A nação esquecida e Lanceiros negros. Constata-se que o principal motivo que levou à criação dessa minissérie foi a necessidade de produzir narrativas que representassem múltiplas possibilidades da identidade gaúcha, confrontando a narrativa hegemônica do gaúcho tradicionalista. Em um momento introdutório, o texto procura criar uma “linha do tempo” sintetizada da história do gaúcho, partindo das percepções de autoridades que observaram o gaúcho tradicional, perpassando a forma como representantes da política e das artes se apropriaram dessa imagem por aspirações políticas, passando pela formação da imagem do gaúcho tradicionalista pelo MTG, e culminando na exemplificação do sentimento generalizado de escassez representativa no audiovisual por gaúchos e gaúchas na contemporaneidade. Após, o texto trata dos roteiros em si, levantando e justificando escolhas estéticas, como o uso da ferramenta Círculo da História para a construção das narrativas; a incorporação de elementos simbólicos vinculados ao gaúcho tradicional nas histórias; e os diferentes usos de linguagem em cada episódio. Levanta-se e justifica-se, também, escolhas éticas, como o trato com temáticas como masculinidade tóxica, exílio e desenraizamento, e suicídio; a reflexão sobre como retratar eventos traumáticos na ficção; e inquirições sobre as influências de culturas africanas no Rio Grande do Sul. ...
Abstract
The present autoethnographic text proposes to analyze aspects of the literary creation of three dramatic screenplays from the miniseries Farrapos: O centauro do pampa, A nação esquecida, and Lanceiros negros. It is noted that the main reason for the creation of this miniseries was the need to produce narratives that represented the multiple possibilities of gaúcho identity, confronting the hegemonic narrative of the traditionalist gaúcho. In an introductory section, the text seeks to create a s ...
The present autoethnographic text proposes to analyze aspects of the literary creation of three dramatic screenplays from the miniseries Farrapos: O centauro do pampa, A nação esquecida, and Lanceiros negros. It is noted that the main reason for the creation of this miniseries was the need to produce narratives that represented the multiple possibilities of gaúcho identity, confronting the hegemonic narrative of the traditionalist gaúcho. In an introductory section, the text seeks to create a synthesized "timeline" of the gaúcho history, starting from the perceptions of authorities who observed the traditional gaúcho, through how representatives of politics and the arts appropriated this image for political aspirations, to the formation of the traditionalist gaúcho image by the MTG, culminating in the exemplification of the widespread feeling of representational scarcity in audiovisual media by gaúchos in contemporary times. The text then moves on to the scripts themselves, raising and justifying aesthetic choices, such as the use of the Story Circle tool to construct the narratives; the incorporation of symbolic elements linked to the traditional gaúcho in the stories; and the different uses of language in each episode. Ethical choices are also raised and justified, such as the treatment of themes like toxic masculinity, exile and uprootedness, and suicide; the reflection on how to portray traumatic events in fiction; and inquiries about the influences of African cultures in Rio Grande do Sul. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2935)Letras (1798)
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