Online learning satisfaction and participation in flipped classroom and case-based learning for medical students
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Data
2024Tipo
Outro título
Nível de satisfação e engajamento com aulas virtuais baseadas em metodologias ativas para estudantes de medicina
Assunto
Abstract
Introduction: Traditional teaching, a lecturer-centered approach, has been the default methodology in medical schools. In the last decades, there has been a shift in health education towards methods that encourage the student’s active participation. It has been proved that active methodologies increase engagement, and this was particularly necessary during the COVID-19 pandemic, when active methodologies were crucial to raise student participation in online classes. Objective: This study aimed ...
Introduction: Traditional teaching, a lecturer-centered approach, has been the default methodology in medical schools. In the last decades, there has been a shift in health education towards methods that encourage the student’s active participation. It has been proved that active methodologies increase engagement, and this was particularly necessary during the COVID-19 pandemic, when active methodologies were crucial to raise student participation in online classes. Objective: This study aimed to measure student satisfaction and participation in online classes utilizing active learning methods during the COVID-19 pandemic. Methods: We gathered data from anonymous surveys completed by fourth-year medical students during 18 months of online classes of pediatrics at a public medical school in Brazil. Classes were taught using flipped classroom and case-based learning methodology. Results: One hundred and twenty-one students took part in this survey. Satisfaction level with case-based learning classes in the discipline was high (53% very satisfied; 39% satisfied; 6% neutral; 2% unsatisfied). Most of the students (70%) answered that, in general, they prefer CBL to expositive classes (16% prefer expositive classes; 14% are neutral). Reading compliance was good: 81% read 75-100% of the texts, and 19% read 50-74% of them. Conclusion: The implementation of the active learning curriculum for the discipline of pediatrics demonstrated to be successful considering the participation of the students and their satisfaction level. ...
Resumo
Introdução: Metodologias de ensino tradicionais, baseadas em aulas expositivas, têm sido usadas como padrão nas escolas médicas. Nas últimas décadas, têm ocorrido mudanças na educação médica no sentido de adotar métodos que encorajem a participação ativa dos alunos. Foi provado que as metodologias ativas aumentam o engajamento e isso foi particularmente necessário durante a pandemia da COVID-19, quando as metodologias ativas foram cruciais para aumentar a participação dos estudantes nas aulas v ...
Introdução: Metodologias de ensino tradicionais, baseadas em aulas expositivas, têm sido usadas como padrão nas escolas médicas. Nas últimas décadas, têm ocorrido mudanças na educação médica no sentido de adotar métodos que encorajem a participação ativa dos alunos. Foi provado que as metodologias ativas aumentam o engajamento e isso foi particularmente necessário durante a pandemia da COVID-19, quando as metodologias ativas foram cruciais para aumentar a participação dos estudantes nas aulas virtuais. Objetivo: Este estudo objetivou medir a satisfação e o nível de participação dos alunos com aulas virtuais baseadas em metodologias ativas durante a pandemia da COVID-19. Método: Foram compilados dados de pesquisa anônima respondida por estudantes brasileiros do quarto ano de Medicina de uma universidade pública federal que cursaram a disciplina de pediatria durante um período de 18 meses. As metodologias usadas foram sala de aula invertida e aprendizado baseado em casos clínicos. Resultado: Participaram desta pesquisa 121 estudantes. O nível de satisfação com a metodologia foi alto (53% = muito satisfeito; 39% = satisfeito; 6% = indiferente; 2% = insatisfeito). A maioria dos alunos (70%) respondeu preferir ter aulas com as metodologias ativas empregadas, em comparação com aulas expositivas (16% preferem aulas expositivas; 14% são indiferentes). A adesão à leitura dos textos (sala de aula invertida) foi boa: 81% dos alunos leram entre 75% e 100% dos textos, e 19% leram entre 50% e 74% dos textos disponibilizados. Conclusão: A implementação de metodologias ativas na disciplina demonstrou ter sido bem-sucedida, considerando a participação e o nível de satisfação dos alunos. ...
Contido em
Revista brasileira de educação médica. Rio de Janeiro. Vol. 48, no. 3 (2024), e087, 4 p.
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Nacional
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