Uma abordagem contextualizada da consciência fonológica na educação infantil bilíngue
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Data
2024Autor
Tipo
Outro título
A contextualized approach to phonological awareness in bilingual early childhood education
Assunto
Resumo
Neste artigo, discutimos a importância da realização de atividades de consciência fonológica referentes a sílabas, aliterações e rimas na Educação Infantil Bilíngue. Iniciamos o artigo abordando a relevância dessas atividades tanto na língua materna quantona língua adicional. Em um segundo momento, ao integrarmos construtos dos campos da Aquisição de Linguagem (referentes ao componente fonético-fonológico) e da Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Adicionais, discutimos a implementação de ...
Neste artigo, discutimos a importância da realização de atividades de consciência fonológica referentes a sílabas, aliterações e rimas na Educação Infantil Bilíngue. Iniciamos o artigo abordando a relevância dessas atividades tanto na língua materna quantona língua adicional. Em um segundo momento, ao integrarmos construtos dos campos da Aquisição de Linguagem (referentes ao componente fonético-fonológico) e da Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Adicionais, discutimos a implementação de tais atividades. Defendemos que as habilidades metafonológicas devem ser integradas aos demais componentes formais a partir de um contexto de língua em uso, como parte de um plano de ensino a serviço de uma temática comunicativa clara. Ao final do artigo, buscamos exemplificar essa integração a partir de sugestões de atividades em português e em inglês. Amparado em bases teóricas formais e aplicadas, o presente artigo visa a contribuir não somente com uma maior integração dos aspectos formais ao ensino comunicativo na Educação Infantil Bilíngue, mas, também, com o estabelecimento de uma base teórica robusta que fundamente a prática docente. ...
Abstract
In this article, we discuss the importance ofphonological awareness activities regarding syllables, alliterations and rhymes in bilingual Early Childhood Education. We begin the article by addressing the importance of these activities in both the first and the additional languages. Departing from this assumption, we discuss the implementation of the activities based on theoretical tenets from the fields of Language Acquisition (referring to the phonetic-phonological component) and Applied Lingu ...
In this article, we discuss the importance ofphonological awareness activities regarding syllables, alliterations and rhymes in bilingual Early Childhood Education. We begin the article by addressing the importance of these activities in both the first and the additional languages. Departing from this assumption, we discuss the implementation of the activities based on theoretical tenets from the fields of Language Acquisition (referring to the phonetic-phonological component) and Applied Linguistics to the Teaching of Additional Languages. We argue that metaphonological skills must be integrated with the other formal components in a context of language in use, as part of a teaching plan with a clear communicative goal. We finish the article by exemplifying this integration with activities in Portuguese and English. Grounded in formal and applied theoretical bases, this article aims to foster a greater integration of formal aspects with communicative teaching in bilingual Early Childhood Education, as well as provide practitioners with a robust theoretical foundation to guide their teaching practice. ...
Contido em
Cadernos de estudos lingüísticos. Campinas, SP. Vol. 66 (2024), e024010, p. 1-15
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Nacional
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