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dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.date.accessioned2025-03-27T06:42:31Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn0102-5767pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/289150pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, discutimos a importância da realização de atividades de consciência fonológica referentes a sílabas, aliterações e rimas na Educação Infantil Bilíngue. Iniciamos o artigo abordando a relevância dessas atividades tanto na língua materna quantona língua adicional. Em um segundo momento, ao integrarmos construtos dos campos da Aquisição de Linguagem (referentes ao componente fonético-fonológico) e da Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Adicionais, discutimos a implementação de tais atividades. Defendemos que as habilidades metafonológicas devem ser integradas aos demais componentes formais a partir de um contexto de língua em uso, como parte de um plano de ensino a serviço de uma temática comunicativa clara. Ao final do artigo, buscamos exemplificar essa integração a partir de sugestões de atividades em português e em inglês. Amparado em bases teóricas formais e aplicadas, o presente artigo visa a contribuir não somente com uma maior integração dos aspectos formais ao ensino comunicativo na Educação Infantil Bilíngue, mas, também, com o estabelecimento de uma base teórica robusta que fundamente a prática docente.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, we discuss the importance ofphonological awareness activities regarding syllables, alliterations and rhymes in bilingual Early Childhood Education. We begin the article by addressing the importance of these activities in both the first and the additional languages. Departing from this assumption, we discuss the implementation of the activities based on theoretical tenets from the fields of Language Acquisition (referring to the phonetic-phonological component) and Applied Linguistics to the Teaching of Additional Languages. We argue that metaphonological skills must be integrated with the other formal components in a context of language in use, as part of a teaching plan with a clear communicative goal. We finish the article by exemplifying this integration with activities in Portuguese and English. Grounded in formal and applied theoretical bases, this article aims to foster a greater integration of formal aspects with communicative teaching in bilingual Early Childhood Education, as well as provide practitioners with a robust theoretical foundation to guide their teaching practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de estudos lingüísticos. Campinas, SP. Vol. 66 (2024), e024010, p. 1-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectPhonological awarenessen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectBilingual teachingen
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.titleUma abordagem contextualizada da consciência fonológica na educação infantil bilínguept_BR
dc.title.alternativeA contextualized approach to phonological awareness in bilingual early childhood education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001243669pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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