A ascensão do piseiro no mainstream : estudo de caso do gênero musical que rompe a barreira da regionalidade e o consumo artístico de João Gomes no Estado do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente pesquisa adota o método de Estudo de Caso de caráter exploratório. Contou com análise documental e bibliográfica, questionário aplicado pelo Formulário Google e entrevista concedida pelo artista e produtor musical Jnr. Beats. Visa analisar dois aspectos: o avanço e a visibilidade do gênero musical piseiro, advindo do forró, na indústria fonográfica, quanto o consumo da musicalidade do artista, no Estado do Rio Grande do Sul. João Gomes, conhecido como Rei do Piseiro, tem 22 anos, é c ...
A presente pesquisa adota o método de Estudo de Caso de caráter exploratório. Contou com análise documental e bibliográfica, questionário aplicado pelo Formulário Google e entrevista concedida pelo artista e produtor musical Jnr. Beats. Visa analisar dois aspectos: o avanço e a visibilidade do gênero musical piseiro, advindo do forró, na indústria fonográfica, quanto o consumo da musicalidade do artista, no Estado do Rio Grande do Sul. João Gomes, conhecido como Rei do Piseiro, tem 22 anos, é cantor e compositor. Em 2021, foi o cantor mais ouvido do Brasil, popularizando o gênero musical piseiro. As primeiras músicas viralizaram na plataforma TikTok e logo foram parar nas maiores rádios do país. O objetivo central da pesquisa foi analisar a articulação entre o estilo musical piseiro e o consumo do artista João Gomes através do streaming Spotify no RS. Os objetivos específicos visaram compreender como o artista João Gomes é consumido no Estado do Rio Grande do Sul através do gênero musical piseiro a partir do streaming Spotify; e debater sobre o espaço da ascensão do piseiro no RS. A pesquisa está embasada teoricamente nos conceitos de midiatização e plataformização, relacionando-os com o campo das Relações Públicas e sua relevância na indústria cultural e fonográfica, advindos da importância do planejamento, assessoramento e estratégia da imagem que respaldam artistas a levarem sua arte para diversos campos: digitais, físicos e híbridos. E é por este embasamento que a presente pesquisa torna-se relevante no campo da Comunicação. Os autores que referenciam esta pesquisa são: Dias (2000), Mintz (2019), Queiroz (2023), Jenkins (2015), Martino (2014), Mazer (2015), Bauman (2011), Grohmann (2015), Mauro (2015), Krotz (2014), Hepp (2014), Braga (2014), Hajvard (2015). A conclusão a que o estudo chegou foi que o piseiro é um gênero musical em ascensão no RS no que tange a musicalidade do artista João Gomes, conhecido pelas suas músicas ritmadas pelo forró, abrindo-alas para o piseiro. Embora ele seja um multi-artista, com nuances que chamam atenção para o seu estilo de vida e sua trajetória artística, os gaúchos consomem o piseiro de João Gomes não como fãs, mas simpatizantes. E a plataforma que possibilita o consumo do público respondente é o Spotify. ...
Abstract
The current research adopts the exploratory Case Study method. It includes documentary and bibliographic analysis, a questionnaire administered via Google Form, and an interview with artist and music producer Jnr. Beats. The study aims to analyze two aspects: the advancement and visibility of the piseiro musical genre, stemming from forró, in the music industry, and the consumption of the artist's music in the state of Rio Grande do Sul. João Gomes, known as the King of Piseiro, is 22 years old ...
The current research adopts the exploratory Case Study method. It includes documentary and bibliographic analysis, a questionnaire administered via Google Form, and an interview with artist and music producer Jnr. Beats. The study aims to analyze two aspects: the advancement and visibility of the piseiro musical genre, stemming from forró, in the music industry, and the consumption of the artist's music in the state of Rio Grande do Sul. João Gomes, known as the King of Piseiro, is 22 years old, and he is a singer and songwriter. In 2021, he was the most listened-to singer in Brazil, popularizing the piseiro musical genre. His first songs went viral on TikTok and soon made it to the major radio stations across the country. The central objective of the research was to analyze the articulation between the piseiro musical style and the consumption of the artist João Gomes through Spotify streaming in RS. The specific objectives aimed to understand how the artist João Gomes is consumed in the state of Rio Grande do Sul through the piseiro genre via Spotify streaming; and to discuss the rise of piseiro in RS. The research is theoretically based on the concepts of mediatisation and platformisation, relating them to the field of Public Relations and its relevance in the cultural and music industry, considering the importance of planning, advising, and valuing the image that supports artists in taking their art to different fields: digital, physical, and hybrid. This theoretical basis makes the present research relevant in the field of Communication. The authors referenced in this research are: Dias (2000), Mintz (2019), Queiroz (2023), Jenkins (2015), Martino (2014), Mazer (2015), Bauman (2011), Grohmann (2015), Mauro (2015), Krotz (2014), Hepp (2014), Braga (2014), Hajvard (2015). The conclusion of the study was that piseiro is a rising musical genre in RS regarding the musicality of the artist João Gomes, known for his forró-ritmed songs, paving the way for piseiro. Although he is a multi-artist, with nuances that draw attention to his lifestyle and artistic trajectory, the people of Rio Grande do Sul consume João Gomes's piseiro not as fans, but as sympathizers. The platform that is most commonly used by the respondents is Spotify. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1937)
Este item está licenciado na Creative Commons License
