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dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Carla Mara da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-19T06:55:01Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288527pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender o fenômeno da desinformação conforme definições de Floradi (2010) e Fallis (2015) e seus impactos na Sociedade da Informação conforme Castells (2010), analisando os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A investigação busca identificar a presença de conteúdos que capacitem os futuros arquivistas a combaterem a desinformação, promovendo competência informacional e ética no uso e disseminação de informações. A metodologia inclui a análise de currículos dos cursos, ementas das disciplinas específicas e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), além da aplicação de categorias baseadas no método de análise de conteúdo de Bardin (2010). Os resultados evidenciam lacunas curriculares quanto à abordagem de itens curriculares que capacitem os discentes na busca, no uso e na disseminação da informação, o que fortalece a desinformação. Propõe-se, assim, o aprimoramento e a reformulação curricular a fim de atender às necessidades informacionais da Sociedade da Informação, bem como compreender o papel do arquivista na era-póscustodial conforme Cook (2001), contribuindo para o enfrentamento dos desafios contemporâneos da informação em um cenário digital cada vez mais complexo.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand the phenomenon of disinformation as defined by Floradi (2010) and Fallis (2015) and its impacts on the Information Society according to Castells (2010), analyzing the curricula of undergraduate courses in Archivology at the Federal University of Amazonas (UFAM) and the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The investigation seeks to identify the presence of content that enables future archivists to combat misinformation, promoting informational competence and ethics in the use and dissemination of information. The methodology includes the analysis of course curricula, specific subject syllabuses and Course Completion Papers (TCC), in addition to the application of categories based on Bardin's(2010) content analysis method. The results highlight curricular gaps regarding the approach to curricular items that enable students to search, use and disseminate information, which strengthens misinformation, proposing curricular improvement and reformulation in order to understand the informational needs of the Information Society, as well as understanding the role of the archivist in the post-custodial Cook (2001) era, contributing to facing contemporary information challenges in an increasingly complex digital scenario.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArquivologiapt_BR
dc.subjectArchival Science programen
dc.subjectDisinformationen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectInformation societyen
dc.titleO ensino de Arquivologia frente à desinformação: olhar através dos currículos dos cursos da UFAM e UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of archival science inf the context of disinformation: a sight through the resume of the courses at UFAM and UFRGS en
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001243033pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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