As dizis como recurso de soft power da Turquia : um estudo de caso sobre a popularização de Sen Cal Kapimi no Brasil
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A Turquia é um país de grande riqueza histórica e cultural, mas que desde sua criação, em outubro de 1923, enfrenta diferentes crises diplomáticas e reputacionais, que acabam prejudicando sua capacidade de inserção em contextos externos. Entretanto, nos últimos anos, observou-se que a referida nação transcontinental passou a obter mais visibilidade internacional a partir da sua produção audiovisual, com destaque para as séries de televisão (dizis). Por conta disso, esta monografia foi desenvolv ...
A Turquia é um país de grande riqueza histórica e cultural, mas que desde sua criação, em outubro de 1923, enfrenta diferentes crises diplomáticas e reputacionais, que acabam prejudicando sua capacidade de inserção em contextos externos. Entretanto, nos últimos anos, observou-se que a referida nação transcontinental passou a obter mais visibilidade internacional a partir da sua produção audiovisual, com destaque para as séries de televisão (dizis). Por conta disso, esta monografia foi desenvolvida com o objetivo de compreender como Sen Çal Kapimi se configura como um recurso de soft power da Turquia no Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa em que quinze pessoas foram submetidas a entrevistas em profundidade. Os dados foram tratados por meio de análise temática, que resultou em três categorias: difusão de aspectos culturais, incentivo ao turismo e apropriação do idioma. Dentre os principais achados, constatou-se que Sen Çal Kapimi atua como recurso de soft power a partir da difusão de ritos, valores e comportamentos. Para além disso, a série colaborou para a criação de uma imagem atrelada ao conceito de modernidade e às tradições que constituem a identidade da Turquia. Constatou-se, ainda, que as redes sociais serviram de espaço legitimador do soft power exercido por Sen Çal Kapimi, uma vez que favoreceu o desenvolvimento de uma cultura participativa, a qual facilitou a circulação da série. ...
Abstract
Türkiye is a country of great historical and cultural richness, but since its creation in October 1923, it has faced different diplomatic and reputational crises that end up harming its ability to insert itself in external contexts. However, in recent years, it has been observed that the aforementioned transcontinental nation has gained more international visibility through its audiovisual production, with emphasis on television series (dizis). Because of this, this monograph was developed with ...
Türkiye is a country of great historical and cultural richness, but since its creation in October 1923, it has faced different diplomatic and reputational crises that end up harming its ability to insert itself in external contexts. However, in recent years, it has been observed that the aforementioned transcontinental nation has gained more international visibility through its audiovisual production, with emphasis on television series (dizis). Because of this, this monograph was developed with the objective of understanding how Sen Çal Kapimi is configured as a soft power resource for Türkiye in Brazil. For this, qualitative research was developed in which fifteen people were subjected to in-depth interviews. The data was processed through thematic analysis, which resulted in three categories: dissemination of cultural aspects, tourism incentives and language appropriation. Among the main findings, it was found that Sen Çal Kapimi acts as a soft power resource through the dissemination of rites, values and behaviors. Furthermore, the series contributed to the creation of an image linked to the concept of modernity and the traditions that constitute Türkiye's identity. It was also found that social networks served as a legitimizing space for the soft power exercised by Sen Çal Kapimi, as it favored the development of a participatory culture, which facilitated the circulation of the series. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1937)
Este item está licenciado na Creative Commons License
