Presenças e ausências no conjunto escultórico do prédio Centenário da Escola de Engenharia da UFRGS a partir da pesquisa sobre a escultura de marianne
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho visa investigar a aquisição da escultura da alegoria francesa da República, denominada Marianne, que compõe o conjunto escultórico do Prédio Centenário da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tal, explora-se, inicialmente, o contexto sociopolítico da cidade de Porto Alegre em 1896, quando foi fundada a instituição. Em seguida, analisam-se as outras quatro esculturas que compõem o conjunto escultórico da Escola de Engenharia, averigu ...
O presente trabalho visa investigar a aquisição da escultura da alegoria francesa da República, denominada Marianne, que compõe o conjunto escultórico do Prédio Centenário da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tal, explora-se, inicialmente, o contexto sociopolítico da cidade de Porto Alegre em 1896, quando foi fundada a instituição. Em seguida, analisam-se as outras quatro esculturas que compõem o conjunto escultórico da Escola de Engenharia, averiguando suas conexões com a filosofia positivista de Augusto Comte e com o Partido Republicano Rio-grandense (PRR). Observadas presenças e ausências de representação, estuda-se a representação de Marianne e sua aquisição em correlação com outras esculturas presentes na paisagem urbana da cidade de Porto Alegre. A pesquisa, de natureza descritiva e exploratória, baseou-se na revisão bibliográfica pertinente ao tema, na análise documental, e na análise fotográfica, concluindo com a identificação da exclusão feminina nos primeiros anos de funcionamento da Escola e seus reflexos nas representações escultóricas no Prédio Centenário. ...
Résumé
Le présent travail a pour but d’investiguer l’acquisition de la sculpture de l’allégorie française de la République, appelée Marianne, qui compose l’ensemble sculptural du Prédio Centenário da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pour ce faire, on explore d’abord le contexte sociopolitique de la ville de Porto Alegre en 1896, l’an où l'institution a été fondée. Ensuite, on analyse les quatre autres sculptures composant l’ensemble sculptural de l’Escola de E ...
Le présent travail a pour but d’investiguer l’acquisition de la sculpture de l’allégorie française de la République, appelée Marianne, qui compose l’ensemble sculptural du Prédio Centenário da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pour ce faire, on explore d’abord le contexte sociopolitique de la ville de Porto Alegre en 1896, l’an où l'institution a été fondée. Ensuite, on analyse les quatre autres sculptures composant l’ensemble sculptural de l’Escola de Engenharia, en observant ses connexions avec la philosophie positiviste d’Auguste Comte et avec le Partido Republicano Rio-grandense (PRR). Constatées des présences et des absences de représentation, on étudie la représentation de Marianne et son acquisition en corrélation avec d’autres sculptures présentes dans le paysage urbain de la ville de Porto Alegre. La recherche, de nature descriptive et exploratoire, s’est basée sur la révision bibliographique pertinente au thème, sur l’analyse de documents et sur l’analyse photographique, en concluant avec l’identification de l’exclusion féminine aux premières années de fonctionnement de l’Escola et ses réflexes sur les représentations sculpturales dans le Prédio Centenário. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Museologia (164)
Este item está licenciado na Creative Commons License
