Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ana Celina Figueira dapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Caroline Brumpt_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T06:19:55Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288473pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa investigar a aquisição da escultura da alegoria francesa da República, denominada Marianne, que compõe o conjunto escultórico do Prédio Centenário da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tal, explora-se, inicialmente, o contexto sociopolítico da cidade de Porto Alegre em 1896, quando foi fundada a instituição. Em seguida, analisam-se as outras quatro esculturas que compõem o conjunto escultórico da Escola de Engenharia, averiguando suas conexões com a filosofia positivista de Augusto Comte e com o Partido Republicano Rio-grandense (PRR). Observadas presenças e ausências de representação, estuda-se a representação de Marianne e sua aquisição em correlação com outras esculturas presentes na paisagem urbana da cidade de Porto Alegre. A pesquisa, de natureza descritiva e exploratória, baseou-se na revisão bibliográfica pertinente ao tema, na análise documental, e na análise fotográfica, concluindo com a identificação da exclusão feminina nos primeiros anos de funcionamento da Escola e seus reflexos nas representações escultóricas no Prédio Centenário.pt_BR
dc.description.abstractLe présent travail a pour but d’investiguer l’acquisition de la sculpture de l’allégorie française de la République, appelée Marianne, qui compose l’ensemble sculptural du Prédio Centenário da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pour ce faire, on explore d’abord le contexte sociopolitique de la ville de Porto Alegre en 1896, l’an où l'institution a été fondée. Ensuite, on analyse les quatre autres sculptures composant l’ensemble sculptural de l’Escola de Engenharia, en observant ses connexions avec la philosophie positiviste d’Auguste Comte et avec le Partido Republicano Rio-grandense (PRR). Constatées des présences et des absences de représentation, on étudie la représentation de Marianne et son acquisition en corrélation avec d’autres sculptures présentes dans le paysage urbain de la ville de Porto Alegre. La recherche, de nature descriptive et exploratoire, s’est basée sur la révision bibliographique pertinente au thème, sur l’analyse de documents et sur l’analyse photographique, en concluant avec l’identification de l’exclusion féminine aux premières années de fonctionnement de l’Escola et ses réflexes sur les représentations sculpturales dans le Prédio Centenário.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPatrimônio históricopt_BR
dc.subjectAllégorie de la Républiquefr
dc.subjectMonumentospt_BR
dc.subjectMariannefr
dc.subjectEscultura pública : Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.titlePresenças e ausências no conjunto escultórico do prédio Centenário da Escola de Engenharia da UFRGS a partir da pesquisa sobre a escultura de mariannept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001242135pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples