Disseminação da informação sobre veganismo popular : um estudo de caso no Instagram
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho aborda a prática de disseminação da informação realizada por ativistas do Veganismo Popular. Tem por objetivo geral analisar as características da disseminação da informação, realizada por ativistas influenciadores digitais, sobre o Veganismo Popular na rede social Instagram. Face a isso foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar o formato das postagens; b) identificar quais os aspectos defendidos pelo Veganismo Popular são mais explorados nas postagens ...
Este trabalho aborda a prática de disseminação da informação realizada por ativistas do Veganismo Popular. Tem por objetivo geral analisar as características da disseminação da informação, realizada por ativistas influenciadores digitais, sobre o Veganismo Popular na rede social Instagram. Face a isso foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar o formato das postagens; b) identificar quais os aspectos defendidos pelo Veganismo Popular são mais explorados nas postagens e quais se apresentam de forma mais implícita; c) mapear as redes de mídia e informação acionadas pelos ativistas influenciadores digitais. O estudo justifica-se pelo Veganismo ocupar o centro de diversos debates atualmente, e por existirem poucos estudos sobre a temática. No referencial teórico são tratados os seguintes temas: Veganismo Popular; redes sociais; disseminação da informação; e ciberativismo. Trata-se de uma pesquisa mista em que foi realizado um estudo de caso através de uma observação sistemática, a análise dos dados se deu por meio do método de descrição densa. Os resultados indicam que não há um padrão comum de formato das postagens; o aspecto explícito, e relacionado ao Veganismo Popular, tratado mais vezes é de soberania alimentar; o aspecto tratado mais vezes de forma implícita é o de libertação animal; e os indivíduos acionam mais redes de mídia e informação já identificadas com o Veganismo ou com a luta de classes. ...
Abstract
This work addresses the practice of disseminating information carried out by Popular Veganism activists. Its general objective is to analyze the characteristics of the dissemination of information, carried out by digital influencer activists, about Popular Veganism on the social network Instagram. In view of this, the following specific objectives were established: a) identify the format of the posts; b) identify which aspects defended by Popular Veganism are most explored in the posts and whic ...
This work addresses the practice of disseminating information carried out by Popular Veganism activists. Its general objective is to analyze the characteristics of the dissemination of information, carried out by digital influencer activists, about Popular Veganism on the social network Instagram. In view of this, the following specific objectives were established: a) identify the format of the posts; b) identify which aspects defended by Popular Veganism are most explored in the posts and which are presented more implicitly; c) map the media and information networks activated by digital influencer activists. The study is justified because Veganism currently occupies the center of several debates, and because there are few studies on the subject. The following themes are covered in the theoretical framework: Popular Veganism; social media; dissemination of information; and cyberactivism. This is a mixed research in which a case study was carried out through systematic observation, data analysis was carried out using the dense description method. The results indicate that there is no common standard for post format; the explicit aspect, and related to Popular Veganism, discussed most often is food sovereignty; the aspect most often treated implicitly is animal liberation; and individuals activate more media and information networks already identified with Veganism or the class struggle. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (832)
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