Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorVaz, Gláucia Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Sandra Rebeca Domingos Soarespt_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T06:19:18Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288448pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a prática de disseminação da informação realizada por ativistas do Veganismo Popular. Tem por objetivo geral analisar as características da disseminação da informação, realizada por ativistas influenciadores digitais, sobre o Veganismo Popular na rede social Instagram. Face a isso foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar o formato das postagens; b) identificar quais os aspectos defendidos pelo Veganismo Popular são mais explorados nas postagens e quais se apresentam de forma mais implícita; c) mapear as redes de mídia e informação acionadas pelos ativistas influenciadores digitais. O estudo justifica-se pelo Veganismo ocupar o centro de diversos debates atualmente, e por existirem poucos estudos sobre a temática. No referencial teórico são tratados os seguintes temas: Veganismo Popular; redes sociais; disseminação da informação; e ciberativismo. Trata-se de uma pesquisa mista em que foi realizado um estudo de caso através de uma observação sistemática, a análise dos dados se deu por meio do método de descrição densa. Os resultados indicam que não há um padrão comum de formato das postagens; o aspecto explícito, e relacionado ao Veganismo Popular, tratado mais vezes é de soberania alimentar; o aspecto tratado mais vezes de forma implícita é o de libertação animal; e os indivíduos acionam mais redes de mídia e informação já identificadas com o Veganismo ou com a luta de classes.pt_BR
dc.description.abstractThis work addresses the practice of disseminating information carried out by Popular Veganism activists. Its general objective is to analyze the characteristics of the dissemination of information, carried out by digital influencer activists, about Popular Veganism on the social network Instagram. In view of this, the following specific objectives were established: a) identify the format of the posts; b) identify which aspects defended by Popular Veganism are most explored in the posts and which are presented more implicitly; c) map the media and information networks activated by digital influencer activists. The study is justified because Veganism currently occupies the center of several debates, and because there are few studies on the subject. The following themes are covered in the theoretical framework: Popular Veganism; social media; dissemination of information; and cyberactivism. This is a mixed research in which a case study was carried out through systematic observation, data analysis was carried out using the dense description method. The results indicate that there is no common standard for post format; the explicit aspect, and related to Popular Veganism, discussed most often is food sovereignty; the aspect most often treated implicitly is animal liberation; and individuals activate more media and information networks already identified with Veganism or the class struggle.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation practicesen
dc.subjectInstagram (Site)pt_BR
dc.subjectDisseminação da informaçãopt_BR
dc.subjectDissemination of information on the weben
dc.subjectPopular Veganismen
dc.subjectInstagramen
dc.titleDisseminação da informação sobre veganismo popular : um estudo de caso no Instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240141pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem