Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCloss, Thaísa Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorSantana, Ediane Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T06:18:53Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288424pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem como tema a formação profissional de assistentes sociais no estado da Bahia e o ensino da matéria de fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, a partir das Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996). Foram analisadas a configuração e a organização curricular dos cursos pesquisados com o objetivo de compreender como se estrutura e quais são as concepções e tendências de ensino da matéria de FHTMSS na formação graduada do estado. O estudo caracteriza-se como qualitativo e a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a análise documental à luz do método do materialismo histórico e dialético. A análise da configuração e organização da matéria evidenciou uma tendência de curricularização comum entre dois dos cursos analisados, de natureza pública federal, filiados à ABEPSS, diferenciando-se do curso privado no que diz respeito à redução da distribuição da matéria em disciplinas e carga horária. Quanto à concepção de ensino da matéria, a análise do conteúdo ementário encontrado evidenciou uma tendência de tratamento da profissão com a centralidade na história, em uma perspectiva de totalidade crítico-dialética que superou a relação tripartite entre história, teoria e método, abrangendo uma discussão dos diferentes períodos e contextos de desenvolvimento da profissão, sem fragmentar ou sobrepor a análise do passado sobre o presente ou o futuro, em uma perspectiva linear de periodização necessária para a compreensão dos movimentos que marcaram a trajetória do Serviço Social na história. A definição dos conteúdos e indicação da bibliografia básica também aponta o tratamento da centralidade das categorias trabalho e “questão social”, fundamentais para a compreensão do significado social da profissão. No entanto, compreende-se que a diminuta quantidade de produções que versam sobre o tema pesquisado é um desafio que evidencia a necessidade de adensamento dos estudos e investigações, principalmente diante dos ataques regressivos e conservadores que se (re)fazem no tempo presente. Resgatar e fortalecer o debate sobre o ensino dos FHTMSS nas particularidades regionais é uma forma de dar visibilidade à trajetória construída pela profissão historicamente, possibilitando a qualificação do ensino da matéria e da formação graduada na direção da consolidação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996).pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this dissertation is formation in Social Work in the state of Bahia and teaching the subject with historical and theoretical-methodological fundamentals, based on the ABEPSS Curricular Guidelines (1996). The curricular configuration and organization of the researched courses were highlighted with the aim of understanding how they are structured and what are the conceptions and teaching trends of the FHTMSS discipline in the state's undergraduate courses. The study is characterized as qualitative, and the methodology used is bibliographical research and documentary analysis, in light of the method of historical and dialectical materialism. The analysis of the configuration and organization of the discipline highlighted a common trend of curricularization between two specific courses, of a federal public nature, affiliated to ABEPSS, differing from the private course with regard to the reduction of the distribution of the discipline in subjects and workload. Regarding the concept of teaching the subject, the analysis of the content of the syllabus found showed a tendency to treat the profession with a centrality in history, from a perspective of critical-dialectic totality that overcame the tripartite relationship between history, theory and method, encompassing a discussion of the different periods and contexts of the profession's development, without fragmenting or overlapping the analysis of the past with the present or future, in a linear perspective of periodization necessary to understand the movements that marked the trajectory of Social Work in history. The definition of the contents and the indication of the basic bibliography also point to the treatment of the centrality of the categories work and “social issue”, fundamental for understanding the social meaning of the profession. However, it is understood that the small number of productions that deal with the researched topic is a challenge that highlights the need to intensify studies and investigations, especially in light of the regressive conservative attacks that are (re)made today. Rescuing and strengthening the debate on the teaching of FHTMSS in regional particularities is a way of giving visibility to the trajectory historically built by the profession, enabling the qualification of the teaching of the subject and graduated training in the direction of the ABEPSS Curricular Guidelines (1996).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiço social : Ensinopt_BR
dc.subjectHistorical and Theoretical-Methodological Fundamentals of Social Worken
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional formationen
dc.subjectServiço social : Formação profissionalpt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleO ensino da matéria de Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social : particularidades da formação no Estado da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001214852pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples