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dc.contributor.advisorFensterseifer, Jaime Evaldopt_BR
dc.contributor.authorSchneider, Cláudio Fuhrmannpt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:24:35Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/2883pt_BR
dc.description.abstractRecentes avanços nas tecnologias e métodos de produção e seu impacto sobre a competitividade das empresas têm atraído a atenção daqueles ligados às atividades empresarial e acadêmica. Aumentam as alternativas e as implicações quando tomam-se decisões que influenciam a maneira com que empresas competem no mercado. É necessário coerência entre as atividades das diversas áreas funcionais de forma a propiciar ações coordenadas e alinhadas aos objetivos das organizações. Este estudo aborda, a partir da perspectiva de produção, a relação entre produção e marketing. Analisa-se informações coletadas em duas empresas confrontado-as com uma revisão bibliográfica realizada sobre o assunto. Diferentes realidades foram encontradas nas empresas estudadas. Em uma delas tem-se a integração entre as áreas, enquanto na outra ocorrem conflitos com impactos negativos sobre seu desempenho. Através do entendimento das áreas de produção e marketing, evidencia-se a importância de seu bom relacionamento. Verificam-se pontos de conflito e suas causas, mecanismos que proporcionam integração e as implicações para as empresas. Finalmente, conclui-se que, apesar da grande importância da relação entre produção e marketing, o assunto não é dominado. Faltam conceitos, raciocínio e linguagem desenvolvidos. Além disto, em ambos os casos, a área de produção tende a se concentrar em aspectos operacionais.pt_BR
dc.description.abstractRecent advances in technologies and methods of production and their impact on companies competitiveness have attracted the attention of those involved in academic and entrepreneurial activities. The number of alternatives and their implications increase when making decisions that influence the way companies compete in the market. Activities in different functional areas must be coherent in order to provide coordinated actions, tuned with the organisations’ targets. This study concerns the relation between production and marketing from the production viewpoint. Information collected at two companies is analysed and confronted with a review of the literature on the subject. Different realities were found in the companies studied. In one of them, there is integration between the areas while in the other, there are many conflicts with negative impact over performance. Through the understanding of the production and marketing areas the importance of their relation is evidenced. Conflicts and their causes are pointed out, as well as ways to provide integration and the implications for the companies. Finally, it is concluded that, despite the importance of this relation, the issue is not clear in the companies studied. Concepts, language and developed rationale are lacking. In both cases the production area tends to concentrate on operational activitiesen
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstratégia : Marketing : Produção : Negóciospt_BR
dc.titleA interação das áreas de produção e de marketing e o impacto estratégicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000282857pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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