Estudo, contextualização e performance do prelúdio Beatrix de Vagner Cunha
dc.contributor.advisor | Fialkow, Ney | pt_BR |
dc.contributor.author | Flores, Martim Antunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T06:35:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/288341 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como proposta o estudo de possíveis caminhos interpretativos voltados à performance de uma composição recente para piano solo. A peça selecionada é o prelúdio nº 6 do segundo livro de prelúdios do compositor sul-rio- grandense Vagner Cunha, intitulado “Beatrix”. Buscamos perceber e estudar significados musicais que possam ser utilizados na construção de novas performances. Este estudo se dá principalmente a partir da abordagem ecológica descrita por Eric Clarke em seu livro Ways of Listening: An Ecological Approach to the Perception of Musical Meaning (2005). O estudo da performance é baseado na análise da gravação disponível, aliado à experimentação em performances públicas e um aspecto contextual elencado a partir de entrevistas com o compositor e o primeiro performer da peça. Por fim, como resultado deste processo de estudo, performances públicas foram realizadas, registradas e são comentadas nas considerações finais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to explore possible interpretative approaches to the performance of a recent composition for solo piano. The selected piece is the Prelude No. 6 from the second book of preludes by the composer from Rio Grande do Sul, Vagner Cunha, entitled Beatrix. We seek to identify and study musical meanings that can be used in the construction of new performances. This study is primarily based on the ecological approach described by Eric Clarke in his book Ways of Listening: An Ecological Approach to the Perception of Musical Meaning (2005). The performance’s study is rooted in the analysis of the available recording, combined with experimentation in public performances and a contextual aspect derived from interviews with the composer and the piece's first performer. Finally, as a result of this study process, public performances have been ensued, recorded, and are discussed in the final considerations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Piano | en |
dc.subject | Cunha, Vagner Bonella | pt_BR |
dc.subject | Performance | en |
dc.subject | Piano | pt_BR |
dc.subject | Performance musical | pt_BR |
dc.subject | Musical meanings | en |
dc.subject | Significado | pt_BR |
dc.subject | Performance cues | en |
dc.subject | Guia | pt_BR |
dc.title | Estudo, contextualização e performance do prelúdio Beatrix de Vagner Cunha | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001242823 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Linguística, Letras e Artes (2935)Música (427)