Percepções maternas sobre a experiência da parentalidade de gêmeos no contexto da pandemia de COVID-19
dc.contributor.advisor | Piccinini, Cesar Augusto | pt_BR |
dc.contributor.author | Canossa, Silvia Montanha Fontanelli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T06:34:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/288286 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo investigar a experiência de parentalidade de mães de filhos gêmeos, bem como sua percepção frente à parentalidade durante a pandemia do Covid-19. Participaram do estudo seis mães de crianças gêmeas, com idades entre 31 e 43 anos. Os filhos gêmeos tinham idade entre 3 e 6 anos, sendo quatro duplas de meninas (3 monozigóticas e 1 dizigótica) e duas duplas de meninos (dizigóticas). Trata-se de um estudo de caso múltiplo, em que as participantes foram entrevistadas individualmente e seus relatos foram submetidos à análise temática, com base em dois eixos. O primeiro diz respeito à Percepção materna sobre a parentalidade de filhos gêmeos e envolve três temas: Gestação gemelar e puerpério; Cotidiano com filhos gêmeos; e Cuidados com elas próprias. O segundo eixo se refere à Percepção materna sobre a parentalidade de filhos gêmeos durante a pandemia do Covid-19, com um tema: Experiências da parentalidade gemelar durante a pandemia de Covid-19. Os resultados revelam uma diversidade de relatos que retratam a complexidade da parentalidade de gêmeos, pautada por muitas demandas físicas e emocionais, e sobretudo com uma grande sobrecarga de trabalho para cuidar de duas crianças nascidas ao mesmo tempo. Além disso, refletem sentimentos e experiências maternas que foram se constituindo nas relações com cada criança e com ambas ao mesmo tempo, bem como, ao ter que lidar com as relações fraternas entre os gêmeos. Os resultados denotam os desafios da parentalidade gemelar, mas também os prazeres das mães em acompanhar o desenvolvimento dos filhos, as marcas da individualidade de cada filho, expressas nas diferentes emoções, comportamentos e personalidades, mesmo que tendo nascido e compartilhado dos mesmos cuidados e ambiente, e em alguns casos, compartilhando a mesma genética. Também cabe destacar que as mães em contexto gemelar necessitam de uma adequada rede de cuidados, desde o nascimento dos bebês e ao longo dos primeiros anos de vida da criança. Isso passa também pela atenção à própria mãe, muitas vezes física e emocionalmente exaurida com as demandas para atender a dois filhos. Isso pode envolver tanto um olhar e escuta sensíveis diante das especificidades emocionais e comportamentais da gemelaridade, mas também compartilhando as sobrecargas que elas podem estar sentindo diante da parentalidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to investigate the parenting experience of mothers of twins, as well as their perception of parenting during the Covid-19 pandemic. Six mothers of twin children, aged between 31 and 43 years, participated in the study. The twins were aged between 3 and 6 years old, four pairs of girls (3 monozygotic and 1 dizygotic) and two pairs of boys (dizygotic). This is a multiple case study, in which the participants were individually interviewed and their reports were submitted to thematic analysis, based on two axes. The first concerns The maternal perception of parenting twins and involves three themes: Twin pregnancy and puerperium; Daily life with twin children; and Taking care of themselves. The second axis refers to The maternal perception of twins' parenting during the Covid-19 pandemic, with a theme: Twin parenting experiences during the Covid-19 pandemic. The results reveal a variety of reports that portray the complexity of parenting with twins, based on many physical and emotional demands, and above all with a great workload to take care of two children born at the same time. In addition, they reflect maternal feelings and experiences that were built up in the relationships with each child and with both at the same time, as well as when dealing with the fraternal relationships between the twins. The results show the challenges of twin parenting, but also the pleasures of mothers in monitoring the development of their children, the marks of each child's individuality, expressed in different emotions, behaviors and personalities, even if they were born and shared the same care and environment, and in some cases, sharing the same genetics. It is also worth noting that mothers in a twin context need an adequate care network, from the birth of the babies through the first years of the child's life. This also involves paying attention to the mother herself, who is often physically and emotionally exhausted with the demands of caring for two children. This can involve both looking and listening sensitively to the emotional and behavioral specifics of twinning, but also sharing the burdens they may be feeling in the face of parenting. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Parentalidade | pt_BR |
dc.subject | Gêmeos | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Cuidado da criança | pt_BR |
dc.subject | Coparentalidade | pt_BR |
dc.subject | Gravidez de gêmeos | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Relações familiares | pt_BR |
dc.subject | Percepção social | pt_BR |
dc.subject | Mãe : Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Autocuidado | pt_BR |
dc.title | Percepções maternas sobre a experiência da parentalidade de gêmeos no contexto da pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001243106 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License

-
Humanities (7682)Psychology (714)