Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPazinato, Maurícius Selveropt_BR
dc.contributor.authorSlaviero, Andrépt_BR
dc.date.accessioned2025-03-07T06:33:46Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288040pt_BR
dc.description.abstractA formação inicial de professores de Química é responsável pelo desenvolvimento de conhecimentos teóricos e sua conexão com a prática profissional. Na presente dissertação, dimensões formativas do currículo da Licenciatura em Química da UFRGS foram investigadas, a fim de compreender se elas podem favorecer a formação de educadores(as) químicos(as) comprometidos com perspectivas do desenvolvimento profissional docente e com a esfera socioambiental. Nesse sentido, a responsabilidade que cursos de formação de professores possuem reside no pressuposto de tornar os licenciandos sujeitos críticos de suas práticas e capazes de mobilizar ações que visem refletir na, para e sobre a ação, assim como em relação à esfera socioambiental. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de cunho qualitativo e contou com coleta de dados a partir de questionários, bem como a análise documental do Projeto Pedagógico e Planos de Ensino de disciplinas do curso. A investigação contemplou a matriz curricular em vigência desde 2017/2, sendo os sujeitos pesquisados 25 estudantes que cursaram tal currículo. Os resultados sinalizam para o predomínio de metodologias tradicionais nas disciplinas específicas do curso. Todavia, os licenciandos reconhecem o potencial de disciplinas pedagógicas e articuladoras, principalmente essas últimas, na concretização de aprendizagens relevantes à práxis e ao Ensino de Química. Também, a baixa presença de temáticas/aspectos socioambientais nos documentos que balizam o curso demonstra a fragilidade do currículo em possibilitar o estudo e debate voltado às concepções e práticas formativas, haja vista a emergência em intervir de modo transformador na crise planetária. Assim, o reconhecimento do paradigma curricular que conduz à formação inicial de professores de Química pode favorecer a superação dos limites identificados e proporcionar repensar continuamente sobre o processo da formação docente e profissional.pt_BR
dc.description.abstractThe initial training of Chemistry teachers is responsible for the development of theoretical knowledge and its connection with professional practice. In this dissertation, formative dimensions of the curriculum of the Degree in Chemistry at UFRGS were investigated, in order to understand whether they can favor the formation of chemical educators committed to perspectives of professional teaching development and to the socio-environmental sphere. In this sense, the responsibility that teacher training courses have lies in the assumption of making undergraduates critical subjects of their practices and capable of mobilizing actions that aim to reflect on, for and about action, as well as in relation to the socio-environmental sphere. This research is characterized as a qualitative case study and included data collection from questionnaires, as well as document analysis of the Pedagogical Project and Teaching Plans of course subjects. The investigation contemplated the curricular matrix in force since 2017/2, with the researched subjects being 25 students who attended such curriculum. The results indicate the predominance of traditional methodologies in the specific disciplines of the course. However, undergraduates recognize the potential of pedagogical and articulating disciplines, especially the latter, in achieving learning relevant to the praxis and Teaching of Chemistry. Also, the low presence of socio-environmental themes/aspects in the documents that guide the course demonstrates the fragility of the curriculum in enabling the study and debate focused on training concepts and practices, given the emergence of intervening in a transforming way in the planetary crisis. Thus, the recognition of the curricular paradigm that conducts the initial training of Chemistry teachers can favor the overcoming of the identified limits and allow continuous rethinking about the process of teacher and professional training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectLicenciatura em químicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDegree in Chemistryen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCritical-reflective trainingen
dc.subjectEnvironmental Educationen
dc.titleReflexões sobre o currículo da licenciatura em química da UFRGS : análise das percepções dos acadêmicos e da abordagem socioambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163436pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


No Thumbnail [100%x80]
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples