A faceta linguística da alfabetização em resumos de teses e dissertações gaúchas no período de 2012 a 2022
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
The linguistic aspect of the reading and writing instruction in summaries of theses and dissertations from Rio Grande do Sulduring the period from2012 to 2022
Assunto
Resumo
Este artigo objetiva analisar a produção acadêmica gaúcha em nível de pós-graduação no que se refere aos estudos voltados à faceta linguística da alfabetização. Compõem a empiria analisada 78 resumos de teses e dissertações produzidos em universidades do Rio Grande do Sul no período de 2012 a 2022. As análises realizadas abordam dados da macroestrutura dos resumos, a partir dos quais foi possível identificar aspectos maisgerais referentes à produção do conhecimento no que tange ao ano de public ...
Este artigo objetiva analisar a produção acadêmica gaúcha em nível de pós-graduação no que se refere aos estudos voltados à faceta linguística da alfabetização. Compõem a empiria analisada 78 resumos de teses e dissertações produzidos em universidades do Rio Grande do Sul no período de 2012 a 2022. As análises realizadas abordam dados da macroestrutura dos resumos, a partir dos quais foi possível identificar aspectos maisgerais referentes à produção do conhecimento no que tange ao ano de publicação, ao nível, à instituição e ao programa de pós-graduação (PPG). A análise da microestrutura permitiu a organização de dez eixos nos quais são discutidos as temáticas dos trabalhos. ...
Abstract
This article aims at analyzing the academic production in the state of Rio Grande do Sul at postgraduate level with regard to studies focused on the linguistic aspect of the reading and writing instruction. The empirical evidence analyzed comprises 78 summaries of theses and dissertations produced at universities in Rio Grande do Sul during the period from2012 to 2022. The analyses carried out address data on the macrostructure of the summaries, from which it was possible to identify more gener ...
This article aims at analyzing the academic production in the state of Rio Grande do Sul at postgraduate level with regard to studies focused on the linguistic aspect of the reading and writing instruction. The empirical evidence analyzed comprises 78 summaries of theses and dissertations produced at universities in Rio Grande do Sul during the period from2012 to 2022. The analyses carried out address data on the macrostructure of the summaries, from which it was possible to identify more general aspects about the production of knowledge regarding the year of publication, level, institution and postgraduate program (PPG). The analysis of the microstructure allowed the organization of ten axes in which the themes of the works have been discussed. ...
Contido em
Olhares & trilhas. Uberlândia, MG. Vol. 26, n. 2 (jul./dez. 2024), p. [203]-220
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44377)Ciências Humanas (7689)
Este item está licenciado na Creative Commons License


