Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGauer, Gustavopt_BR
dc.contributor.authorRocha, Giulia Bodanesept_BR
dc.date.accessioned2025-02-27T06:54:36Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287810pt_BR
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo investigar o possível papel de estilos parentais e de afeto positivo e afeto negativo no desempenho escolar de estudantes do 6º ao 9.º ano do ensino fundamental das redes de ensino público de Porto Alegre, RS, após a pandemia de COVID-19. O estudo contou com uma amostra total composta de 53 estudantes e foi realizado em dois encontros individuais com os participantes: no primeiro foi aplicado o Teste de Desempenho Escolar II e no segundo foi aplicada a Escala de Afeto Positivo e Negativo para crianças ou para adolescentes, conforme a faixa etária do participante, em conjunto com o PISA Global Crises Module (GCM) e a Escala de Exigência e Responsividade Parental. O desempenho acadêmico variou entre os anos escolares, com diferenças notáveis nos subtestes do Teste de Desempenho Escolar II (TDE II), como escrita, aritmética e leitura. O desempenho também variou de acordo com a renda familiar, com diferenças significativas nos escores brutos de aritmética e leitura. O afeto positivo foi associado à eficiência de escrita e aritmética, enquanto variáveis como apoio familiar e sentimentos negativos em relação à COVID-19 influenciaram a eficiência de leitura. Esses resultados corroboram a literatura existente sobre o impacto do bem-estar subjetivo, incluindo afeto positivo e negativo, no desempenho acadêmico dos estudantes. Os resultados deste trabalho procuram responder ao chamado da UNICEF de pensar sobre o retorno à escola e proporcionar dados para que estratégias de mitigação dos efeitos da pandemia sejam elaboradas.pt_BR
dc.description.abstractThe study aimed to investigate the possible role of parental styles and positive and negative affection in the academic performance of students from the 6th to the 9th grade of elementary school in the public education networks of Porto Alegre, RS after the COVID-19 pandemic. The study had a total sample composed of 53 students and was conducted in two individual meetings with the participants. In the first meeting, the School Performance Test II was administered, and on the second meeting, the Positive and Negative Affect Scale for children or adolescents, depending on the participant's age group, was administered along with the PISA Global Crises Module (GCM) and the Parental Demand and Responsiveness Scale. Academic performance varied across school years, with notable differences in the subtests of the School Performance Test II (SPT II), such as writing, arithmetic, and reading. Performance also varied according to family income, with significant differences in arithmetic and reading raw scores. Positive affection was associated with writing and arithmetic efficiency, while variables such as family support and negative feelings towards COVID-19 influenced reading efficiency. These results corroborate existing literature on the impact of subjective well-being, including positive and negative affection, on students' academic performance. The results of this work aim to respond to UNICEF's call to consider this return to school and provide data for the elaboration of mitigation strategies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPandemicen
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectAcademic performanceen
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEstilo parentalpt_BR
dc.subjectAffectionen
dc.subjectParental stylesen
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectEstudantes de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBem-estarpt_BR
dc.subjectPapel dos paispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleDesempenho escolar no pós-pandemia : efeitos de afeto e estilos parentaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001242660pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem