O uso do smartphone no ensino de ciências : panoramas, resultados e perspectivas
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
The use of smartphone in science teaching : overviews, results and perspectives
Assunto
Resumo
O presente trabalho consiste em uma Revisão Sistemática da Literatura que apresenta os resultados de uma análise acerca do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com foco no uso do celular/smartphone, em sala de aula. A revisão foi desenvolvida na plataforma Sucupira em periódicos com o Qualis CAPES A1, A2 e B1. Após a primeira análise, os trabalhos selecionados dividem-se em quatro categorias: Pesquisa (55), Proposta de Atividade (23), Pesquisa e Prática desenvolvida ( ...
O presente trabalho consiste em uma Revisão Sistemática da Literatura que apresenta os resultados de uma análise acerca do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com foco no uso do celular/smartphone, em sala de aula. A revisão foi desenvolvida na plataforma Sucupira em periódicos com o Qualis CAPES A1, A2 e B1. Após a primeira análise, os trabalhos selecionados dividem-se em quatro categorias: Pesquisa (55), Proposta de Atividade (23), Pesquisa e Prática desenvolvida (15) e Prática (sete). Os resultados permitem-nos compreender os aspectos positivos no uso de celular/smartphone em sala de aula, destacando a facilidade na compreensão do conteúdo e novos métodos de avaliação, assim como a aproximação dos conteúdos escolares com a realidade cotidiana dos estudantes, desenvolvendo aspectos motivacionais no indivíduo. Quanto às dificuldades, destacam-se a carência na infraestrutura escolar para o desenvolvimento das atividades didáticas e a formação insuficiente dos discentes para tal. ...
Abstract
The present work consists of a Systematic Literature Review that presents the results of an analysis about the use of DigitalInformation and Communication Technologies (DIT), focusing on the use of cell phones/smartphones in the classroom. The review was developed on the Sucupira platform in journals with QualisCAPES A1, A2 and B1. After the first analysis, the selected works are divided into four categories: Research (55), Activity Proposal (23), Research and Practice developed (15) and Practi ...
The present work consists of a Systematic Literature Review that presents the results of an analysis about the use of DigitalInformation and Communication Technologies (DIT), focusing on the use of cell phones/smartphones in the classroom. The review was developed on the Sucupira platform in journals with QualisCAPES A1, A2 and B1. After the first analysis, the selected works are divided into four categories: Research (55), Activity Proposal (23), Research and Practice developed (15) and Practice (seven).The results allow us to understand the positive aspects of using cell phones/smartphones in the classroom, highlighting the ease of understanding thecontent and new assessment methods, as well as bringing school content closer to the students' daily reality, developing motivational aspects in the classroom. individual. As for the difficulties, the lack of school infrastructure for the development of teaching activities and the insufficient training of students to do so stand out. ...
Contido em
Revista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 36, no. 2 (jul.-dic. 2024), p. 43-56
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Exatas e da Terra (6316)
Este item está licenciado na Creative Commons License
