Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBaldissera, Yasmin Streitpt_BR
dc.contributor.authorLopes, Eduarda da Silvapt_BR
dc.contributor.authorPastorio, Dioni Paulopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-21T06:51:58Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2250-6101pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287481pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma Revisão Sistemática da Literatura que apresenta os resultados de uma análise acerca do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), com foco no uso do celular/smartphone, em sala de aula. A revisão foi desenvolvida na plataforma Sucupira em periódicos com o Qualis CAPES A1, A2 e B1. Após a primeira análise, os trabalhos selecionados dividem-se em quatro categorias: Pesquisa (55), Proposta de Atividade (23), Pesquisa e Prática desenvolvida (15) e Prática (sete). Os resultados permitem-nos compreender os aspectos positivos no uso de celular/smartphone em sala de aula, destacando a facilidade na compreensão do conteúdo e novos métodos de avaliação, assim como a aproximação dos conteúdos escolares com a realidade cotidiana dos estudantes, desenvolvendo aspectos motivacionais no indivíduo. Quanto às dificuldades, destacam-se a carência na infraestrutura escolar para o desenvolvimento das atividades didáticas e a formação insuficiente dos discentes para tal.pt_BR
dc.description.abstractThe present work consists of a Systematic Literature Review that presents the results of an analysis about the use of DigitalInformation and Communication Technologies (DIT), focusing on the use of cell phones/smartphones in the classroom. The review was developed on the Sucupira platform in journals with QualisCAPES A1, A2 and B1. After the first analysis, the selected works are divided into four categories: Research (55), Activity Proposal (23), Research and Practice developed (15) and Practice (seven).The results allow us to understand the positive aspects of using cell phones/smartphones in the classroom, highlighting the ease of understanding thecontent and new assessment methods, as well as bringing school content closer to the students' daily reality, developing motivational aspects in the classroom. individual. As for the difficulties, the lack of school infrastructure for the development of teaching activities and the insufficient training of students to do so stand out.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 36, no. 2 (jul.-dic. 2024), p. 43-56pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectDigital Information and Communication Technologiesen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)pt_BR
dc.titleO uso do smartphone no ensino de ciências : panoramas, resultados e perspectivaspt_BR
dc.title.alternativeThe use of smartphone in science teaching : overviews, results and perspectivesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001241417pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples