Educação física para além dos muros da escola : experimentação, apropriação e mobilização de saberes por estudantes do ensino médio a partir de aulas sobre exercício físico
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese tem como objetivo descrever e analisar de que modo a tematização dos exercícios físicos em aulas de Educação Física para o Ensino Médio Integrado (EMI), tratada a partir da perspectiva culturalista crítica, repercute na forma como os estudantes se apropriam e lidam com essa prática corporal fora da escola. O marco teórico está dividido em duas grandes partes: referencial e conceitual. A primeira é dedicada à revisão de literatura e está apresentada em duas camadas, sendo a primeira de ...
Esta tese tem como objetivo descrever e analisar de que modo a tematização dos exercícios físicos em aulas de Educação Física para o Ensino Médio Integrado (EMI), tratada a partir da perspectiva culturalista crítica, repercute na forma como os estudantes se apropriam e lidam com essa prática corporal fora da escola. O marco teórico está dividido em duas grandes partes: referencial e conceitual. A primeira é dedicada à revisão de literatura e está apresentada em duas camadas, sendo a primeira dedicada às produções sobre as percepções dos estudantes do Ensino Médio acerca do que aprenderam nas aulas de Educação Física, e a segunda sobre a relação exercícios físicos e escola. A segunda parte é dedicada à apresentação do conceito de encapsulação da aprendizagem escolar, desenvolvido por Lauren Resnick (1987), bem como nas estratégias para sua superação, preconizadas por Yrjö Engeström (2002), ambos em articulação com a perspectiva culturalista crítica da Educação Física escolar. A materialidade empírica da tese está sustentada nos registros de tarefas das Unidades Didáticas de Ginástica I, II e III, que têm o exercício físico como centralidade, das aulas de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Campus Santo Augusto (RS). Tais unidades didáticas foram desenvolvidas e ministradas pelo autor da tese, que à época era professor das referidas turmas. Para fins de avaliação, ao final de cada uma das unidades os estudantes produziam relatos, textos informativos e críticos a respeito dos conteúdos pertinentes ao tema exercício físico. Estes produtos eram postados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), utilizado pelo IFFAR. Do conjunto de documentos produzidos pelas 18 turmas dos três anos do Ensino Médio, entre os anos de 2018 e 2020, foram selecionados como dados básicos para análise nesta tese um total de 683 itens. Os referidos dados, com a devida autorização do IFFAR, foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa do tipo Análise Temática, utilizando como parâmetro as etapas de análise estipuladas por Braun e Clarke (2006), tendo como inspiração para a montagem das categorias analíticas, aulas de Educação Física organizadas em unidades didáticas que tematizam o exercício físico como prática corporal sistematizada e que integra o universo da cultura corporal de movimento. Como considerações finais, dois pontos são destacados: a importância de metodologias de ensino voltadas para a tematização dos exercícios físicos como conteúdo nas aulas de Educação Física Escolar como forma de potencializar o engajamento das práticas fitness para além dos muros da escola; e a necessidade de realização de mais pesquisas que possam ampliar as discussões acerca da sistematização e implementação de unidades didáticas sobre essa temática no contexto escolar. ...
Abstract
This thesis aims to describe and analyze how Physical Education classes for Integrated High School (EMI), treated from a critical culturalist perspective, affect how students understand and utilize physical exercise outside of school. The theoretical framework is divided into two parts: referential and conceptual. The first part reviews literature on high school students' perceptions of Physical Education classes and the relationship between physical exercise and school. The second part present ...
This thesis aims to describe and analyze how Physical Education classes for Integrated High School (EMI), treated from a critical culturalist perspective, affect how students understand and utilize physical exercise outside of school. The theoretical framework is divided into two parts: referential and conceptual. The first part reviews literature on high school students' perceptions of Physical Education classes and the relationship between physical exercise and school. The second part presents the concept of encapsulation of school learning, developed by Lauren Resnick (1987), as well as the strategies for overcoming it, recommended by Yrjö Engeström (2002), both in conjunction with the critical culturalist perspective of Physical Education school. To support the thesis, the author used task records of the Gymnastics Didactic Units I, II, and III, which have physical exercise as a central focus, of Physical Education classes at the Federal Institute of Education, Science, and Technology Farroupilha (IFFAR), Campus Santo Augusto (RS). For assessment purposes, at the end of each unit, students produced reports and critical texts regarding the content relevant to physical exercise. These products were posted in the Integrated Academic Activities Management System (SIGAA), used by IFFAR. From the documents produced by the 18 classes of the three years of high school, between 2018 and 2020, 683 items were selected as data for analysis in this thesis.The data mentioned above were analyzed through a qualitative approach of the Thematic Analysis type, with proper authorization from IFFAR. The analysis steps were based on the ones stipulated by Braun and Clarke (2006), taking as inspiration for the assembly of analytical categories, Physical Education classes organized into didactic units that focus on physical exercise as a systematized body practice and which integrates the universe of body culture of movement. In conclusion, two points are highlighted: the importance of teaching methodologies aimed at the thematization of physical exercises as content in Physical Education classes, as a way of enhancing the engagement of fitness practices beyond the school walls; and the need to carry out more research to expand discussions about the systematization and implementation of teaching units on this topic in the school context. ...
Resumen
Esta tesis tiene como objetivo describir y analizar cómo la tematización de los ejercicios físicos en las clases de Educación Física de la Escuela Secundaria Integrada (EMI), tratada desde una perspectiva culturalista crítica, repercute en la forma en que los estudiantes se apropian y abordan esta práctica corporal fuera de la escuela. El marco teórico se divide en dos grandes partes: referencial y conceptual. El primero está dedicado a la revisión de la literatura y se presenta en dos capas, l ...
Esta tesis tiene como objetivo describir y analizar cómo la tematización de los ejercicios físicos en las clases de Educación Física de la Escuela Secundaria Integrada (EMI), tratada desde una perspectiva culturalista crítica, repercute en la forma en que los estudiantes se apropian y abordan esta práctica corporal fuera de la escuela. El marco teórico se divide en dos grandes partes: referencial y conceptual. El primero está dedicado a la revisión de la literatura y se presenta en dos capas, la primera dedicada a producciones sobre las percepciones de los estudiantes de secundaria sobre lo aprendido en las clases de Educación Física, y la segunda sobre la relación entre el ejercicio físico y la escuela. La segunda parte está dedicada a la presentación del concepto de encapsulación del aprendizaje escolar, desarrollado por Lauren Resnick (1987), así como las estrategias para superarlo, recomendadas por Yrjö Engeström (2002), ambos en conjunto con la perspectiva culturalista crítica. de la escuela de Educación Física. La materialidad empírica de la tesis está respaldada por los registros de tareas de las Unidades Didácticas de Gimnasia I, II y III, que tienen como eje central el ejercicio físico, de las clases de Educación Física del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología Farroupilha (IFFAR) , Campus Santo Augusto (RS). Estas unidades didácticas fueron desarrolladas e impartidas por el autor de la tesis, quien en su momento era docente de dichas clases. Para fines de evaluación, al final de cada unidad, los estudiantes elaboraron informes, textos informativos y críticos sobre los contenidos relevantes al tema del ejercicio físico. Estos productos fueron publicados en el Sistema Integrado de Gestión de Actividades Académicas (SIGAA), utilizado por IFFAR. Del conjunto de documentos elaborados por las 18 promociones de los tres años de Secundaria, entre 2018 y 2020, se seleccionaron un total de 683 ítems como datos básicos para el análisis de esta tesis. Los datos antes mencionados fueron analizados mediante un enfoque cualitativo del tipo Análisis Temático, con la debida autorización del IFFAR. Los pasos de análisis se basaron en los estipulados por Braun y Clarke (2006), tomando como inspiración para el armado de las categorías analíticas, las clases de Educación Física organizadas en unidades didácticas que enfocan el ejercicio físico como una práctica corporal sistematizada que integra el universo de la cultura corporal del movimiento. Como consideraciones finales, se destacan dos puntos: la importancia de metodologías de enseñanza orientadas a la tematización de los ejercicios físicos como contenido en las clases de Educación Física Escolar como forma de potenciar la participación de las prácticas de fitness más allá de los muros escolares; y la necesidad de realizar más investigaciones que puedan ampliar las discusiones sobre la sistematización e implementación de unidades didácticas sobre este tema en el contexto escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9216)
Este item está licenciado na Creative Commons License
