Sistema Estadual de Avaliação Participativa no Rio Grande do Sul : uma análise a partir das instituições
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Data
2016Tipo
Outro título
State Participatory System Evaluation in Rio Grande Do Sul: an analysis from institutions
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da FACED/UFRGS e trata da Análise e Avaliação Externa de Processos e de Resultados Atinentes à Avaliação Institucional Participativa do Sistema Estadual de Avaliação Participativa – SEAP/RS. O objetivo é verificar de que forma as instituições influenciam ou determinam as ações de aplicação de uma política pública educacional. Apresentamos, a partir de uma amostra, a avaliação do ...
Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da FACED/UFRGS e trata da Análise e Avaliação Externa de Processos e de Resultados Atinentes à Avaliação Institucional Participativa do Sistema Estadual de Avaliação Participativa – SEAP/RS. O objetivo é verificar de que forma as instituições influenciam ou determinam as ações de aplicação de uma política pública educacional. Apresentamos, a partir de uma amostra, a avaliação do processo de implementação do SEAP em seis escolas da rede estadual do RS, utilizando instrumental teórico de análise derivado do neoinstitucionalismo. A partir das entrevistas, consideramos que este processo conseguiu, efetivamente, envolver gestores, professores e comunidade escolar na gestão das políticas educacionais. ...
Abstract
The paper presents a part of a research carried out by the Policy Studies and Education Management Center (FACED / UFRGS) and it deals with the analysis and external evaluation of processes and results relating to the Institutional Participative Evaluation of State Participatory Assessment System - SEAP / LOL. The objective of this study is to verify how institutions influence or determine the enforcement actions of an educational public policy. We present, from a sample, the evaluation of the ...
The paper presents a part of a research carried out by the Policy Studies and Education Management Center (FACED / UFRGS) and it deals with the analysis and external evaluation of processes and results relating to the Institutional Participative Evaluation of State Participatory Assessment System - SEAP / LOL. The objective of this study is to verify how institutions influence or determine the enforcement actions of an educational public policy. We present, from a sample, the evaluation of the SEAP implementation process in six schools of the state of RS, using theoretical tools derivative of neoinstitutionalism analysis. Based on interviews, it is considered if this process has effectively involve managers, teachers and the school community in educational policies management. ...
Contido em
Políticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 9, n.2 (2016), p. 54-74
Origem
Nacional
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