Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Milena da Rosapt_BR
dc.contributor.authorMallmann, Carla Elisapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T06:55:42Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284862pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo propõe investigar os efeitos de uma Experiência literária compartilhada como ferramenta de escuta, interação e formação dos trabalhadores de uma instituição de acolhimento do Estado do Rio Grande do Sul. A instituição de acolhimento, no qual foi realizada a pesquisa, atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como adultos com deficiência e doença mental. Nesse ambiente, os trabalhadores cuidam de pessoas que trazem diferentes sofrimentos psíquicos, relacionados às suas histórias pregressas, mas também ao fato de estarem em um ambiente institucional e distante de suas famílias. Trabalhar no acolhimento institucional é, muitas vezes, exaustivo e desafiador e faltam aos trabalhadores espaços de escuta e compartilhamento das vivências de trabalho. Assim, tomando como base a Psicanálise Winnicottiana e os estudos acerca de experiências literárias compartilhadas, descritos pela antropóloga Michèle Petit, foi oferecido um espaço de encontro entre trabalhadoras, mediado pela leitura de contos literários e sustentado na proposta da confiança e do sigilo. A metodologia de pesquisa esteve ancorada na psicanálise e nas concepções de Winnicott acerca dos conceitos de experiência e espaço transicional. A experiência de pesquisa e o material produzido ocorreram em três tempos - o tempo da experiência, o tempo da escrita dos diários clínicos e o tempo da escrita da dissertação - seguindo proposição anterior do grupo de pesquisa. Os resultados indicam que a Experiência literária compartilhada pode se caracterizar como um dispositivo de escuta, de cuidado e de acolhimento aos trabalhadores, o qual pode reverberar na construção de sentidos e na ampliação das possibilidades de escuta, de cuidado e de acolhimento dos trabalhadores com as crianças e adolescentes do abrigo.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the effects of a Shared Literary Experience as a tool for listening, interaction, and training for workers in a host institution for children and adolescents in the State of Rio Grande do Sul. The institution in which the research was conducted provides care for children and adolescents in situations of social vulnerability, as well as adults with disabilities and mental illnesses. In this environment, the workers take care of individuals who carry diverse psychological burdens, stemming from their past histories, as well as from being in an institutional setting distant from their families. Working in a host institution is often exhausting and challenging, and workers lack spaces for listening and sharing their work experiences. Thus, drawing on Winnicottian Psychoanalysis and the studies on shared literary experiences described by the anthropologist Michèle Petit, a space for interaction among workers was established, mediated through the reading of literary stories and grounded in principles of trust and confidentiality. The research methodology was anchored in psychoanalysis and Winnicott's conceptualizations of experience and transitional space. The research experience and the materials produced unfolded in three stages: the experience stage, the stage of writing clinical diaries, and the stage of writing the dissertation, following the prior proposition of the research group. The results indicate that Shared Literary Experience can be characterized as a device for listening, caring, and welcoming to the workers, which can resonate in the construction of meanings and in the broadening of possibilities for listening, caring, and welcoming the workers with the children and adolescents of the shelter.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectHost institutionen
dc.subjectExperienceen
dc.subjectPsicanalise e literaturapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectAbrigopt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectTransferência de experiênciapt_BR
dc.subjectPermanent Educationen
dc.titleExperiência literária compartilhada : uma possibilidade de escuta e (re)construção de sentidos no acolhimento institucionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001241397pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Culturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples