Seria o sol um regador? o teatro de objetos como um potencial mobilizador do lúdico em adultos
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho insere-se no campo das Pedagogias Teatrais e investiga sobre o lúdico na intersecção entre o teatro e os adultos. No caso específico deste estudo, o teatro de objetos ocupou lugar de destaque, configurando-se a pergunta: pode o teatro de objetos ser um potencial mobilizador do lúdico na vida adulta? Para tanto, utilizou-se o procedimento metodológico inspirado na perspectiva contemporânea do estudo de caso, no qual o investigador é parte da construção do objeto pesquisado. O públi ...
Este trabalho insere-se no campo das Pedagogias Teatrais e investiga sobre o lúdico na intersecção entre o teatro e os adultos. No caso específico deste estudo, o teatro de objetos ocupou lugar de destaque, configurando-se a pergunta: pode o teatro de objetos ser um potencial mobilizador do lúdico na vida adulta? Para tanto, utilizou-se o procedimento metodológico inspirado na perspectiva contemporânea do estudo de caso, no qual o investigador é parte da construção do objeto pesquisado. O público delimitado para esta pesquisa foram os alunos adultos da Educação de Jovens e Adultos, no Estágio de Docência em Teatro I, e do Magistério, no Estágio de Docência em Teatro II. Com estes grupos, as atividades desenvolvidas e suas reações nas propostas constituíram o corpus de dados sobre o qual se debruça este trabalho. As análises tomaram como norteador os princípios do teatro de objetos – a ressignificação dos objetos cotidianos, a associação metafórica e a relação ator-objeto – ressaltados por Amaral (1996), D’Ávila (2024) e Vargas (2018), e como isso instigou a ludicidade dos alunos. Conclui-se que há um espaço a ser explorado com teatro de objetos na educação, inclusive com adultos, que constitui-se na inseparável relação com o lúdico. ...
Abstract
This work is part of the field of Theater Pedagogies and investigates playfulness at the intersection between theater and adults. In the specific case of this study, object theater occupied a prominent place, configuring the question: can object theater be a potential mobilizer of playfulness in adult life? To this end, we used the methodological procedure inspired by the contemporary perspective of the case study, in which the researcher is part of the construction of the researched object. Th ...
This work is part of the field of Theater Pedagogies and investigates playfulness at the intersection between theater and adults. In the specific case of this study, object theater occupied a prominent place, configuring the question: can object theater be a potential mobilizer of playfulness in adult life? To this end, we used the methodological procedure inspired by the contemporary perspective of the case study, in which the researcher is part of the construction of the researched object. The target audience for this research were adult students of Youth and Adult Education, in the Teaching Internship in Theater I, and of Teacher Education, in the Teaching Internship in Theater II. With these groups, the activities developed and their responses to the proposals constituted the corpus of data on which this work focused. The analyses were guided by the principles of object theater – the resignification of everyday objects, the metaphorical association and the actor-object relationship – highlighted by Amaral (1996), D'Ávila (2024) and Vargas (2018), and how this instigated the students' playfulness. It is concluded that there is a space to be explored with object theater in education, including with adults, which constitutes the inseparable relationship with playfulness. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (257)
Este item está licenciado na Creative Commons License
