O afeto como possibilidade para o desenvolvimento do protagonismo infantil
dc.contributor.advisor | Vieira, Daniele Marques | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Kamila Serafim | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T06:39:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/284803 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre o tema o afeto como possibilidade para o desenvolvimento do protagonismo infantil. Seu objetivo geral é compreender o papel do afeto nas práticas educativas para o desenvolvimento do protagonismo infantil do ponto de vista de professoras/es. Sendo propostos os seguintes objetivos específicos: (1) delinear teoricamente os conceitos de afeto, protagonismo infantil e de protagonismo no contexto da educação infantil; (2) conhecer a visão de professoras/es sobre a relação entre afeto e desenvolvimento emocional das crianças; (3) identificar a presença do afeto nas práticas pedagógicas na educação infantil; e (4) identificar a percepção de professoras/es da educação infantil sobre a relação entre afeto e protagonismo infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, tendo como foco a perspectiva de 3 professoras da Educação Infantil, sobre sua prática em sala baseada em afeto. Para a análise de dados foram definidos 4 aspectos para a análise de dados:1) O papel do afeto no desenvolvimento da criança; 2) Relação entre afeto e protagonismo; 3) Ações docentes nesse processo e seus impactos; 4) A influência do acolhimento e valorização da autoestima da criança para o cotidiano educativo. Com os dados produzidos, foi possível analisar o ponto de vista das professoras a importância do afeto nas práticas pedagógicas, evidenciando como ele é essencial para o desenvolvimento do sujeito e de seu protagonismo na infância. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Afeto | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo infantil | pt_BR |
dc.subject | Pratica educativa | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O afeto como possibilidade para o desenvolvimento do protagonismo infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001240839 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1440)