Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Daniele Marquespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Kamila Serafimpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-05T06:39:05Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284803pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso versa sobre o tema o afeto como possibilidade para o desenvolvimento do protagonismo infantil. Seu objetivo geral é compreender o papel do afeto nas práticas educativas para o desenvolvimento do protagonismo infantil do ponto de vista de professoras/es. Sendo propostos os seguintes objetivos específicos: (1) delinear teoricamente os conceitos de afeto, protagonismo infantil e de protagonismo no contexto da educação infantil; (2) conhecer a visão de professoras/es sobre a relação entre afeto e desenvolvimento emocional das crianças; (3) identificar a presença do afeto nas práticas pedagógicas na educação infantil; e (4) identificar a percepção de professoras/es da educação infantil sobre a relação entre afeto e protagonismo infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, tendo como foco a perspectiva de 3 professoras da Educação Infantil, sobre sua prática em sala baseada em afeto. Para a análise de dados foram definidos 4 aspectos para a análise de dados:1) O papel do afeto no desenvolvimento da criança; 2) Relação entre afeto e protagonismo; 3) Ações docentes nesse processo e seus impactos; 4) A influência do acolhimento e valorização da autoestima da criança para o cotidiano educativo. Com os dados produzidos, foi possível analisar o ponto de vista das professoras a importância do afeto nas práticas pedagógicas, evidenciando como ele é essencial para o desenvolvimento do sujeito e de seu protagonismo na infância.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectProtagonismo infantilpt_BR
dc.subjectPratica educativapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO afeto como possibilidade para o desenvolvimento do protagonismo infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240839pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples