Da pré-escola para o 1º ano do ensino fundamental : um estudo a partir de um projeto pedagógico sobre a transição entre ciclos educativos
dc.contributor.advisor | Guizzo, Bianca Salazar | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Ritiéle Carneiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T06:39:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/284801 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral compartilhar o projeto de transição da pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental desenvolvido por uma escola da rede privada de Porto Alegre, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam na referida escola (coordenadora pedagógica, orientadoras educacionais e professoras de pré-escola envolvidas no projeto). A partir deste objetivo geral, desdobraram-se os seguintes objetivos específicos: a) abordar as concepções das participantes da pesquisa em relação à transição da pré-escola para o 1º ano do Ensino Fundamental; b) explicitar o conceito de transição, assim como as suas tipologias; c) descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas no projeto de transição da instituição investigada; d) discutir a importância da transição entre ciclos educativos. Para as discussões analíticas, foram tomados como referência tanto estudiosos do campo da Educação Infantil, como documentos legais que pautam o currículo e as práticas a serem propostas nesta etapa da Educação Básica. As discussões analíticas foram divididas em dois eixos: 1) ruptura ou continuidade do espaço para brincadeiras; 2) acolhimento dos diferentes sujeitos envolvidos no processo (crianças, famílias e docentes). No primeiro eixo, procurou-se evidenciar que apesar de o projeto de transição entre ciclos da escola pesquisada oportunizar espaços de brincadeiras no 1º ano do Ensino Fundamental, há uma ruptura com o que se propõe na Educação Infantil, onde há um maior tempo dedicado ao brincar. No segundo eixo, buscou-se discutir que outros sujeitos, além das crianças, precisam fazer parte de um processo que busca acolher, especialmente os familiares os quais, sendo acolhidos e respeitados, também vão conseguir dar apoio e suporte às crianças neste período de transição. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
dc.subject | Acolhimento | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.title | Da pré-escola para o 1º ano do ensino fundamental : um estudo a partir de um projeto pedagógico sobre a transição entre ciclos educativos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001241078 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
