Experiência existencial da equipe interdisciplinar no transplante de células-tronco hematopoiéticas de criança e adolescentes : proposta de cuidado
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Cuidado é relação. É ser com o outro no resgate de sua autonomia e dignidade. Contudo, ser profissional de saúde em unidade destinada à realização do Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH) Alogênico pediátrico pode ser um desafio à saúde mental do profissional, pois em seu cotidiano de trabalho vivencia junto com a família, a criança e adolescente as vicissitudes de um tratamento com altas taxas de morbimortalidade. Diante disso, esta pesquisa objetiva compreender a experiência ex ...
Cuidado é relação. É ser com o outro no resgate de sua autonomia e dignidade. Contudo, ser profissional de saúde em unidade destinada à realização do Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH) Alogênico pediátrico pode ser um desafio à saúde mental do profissional, pois em seu cotidiano de trabalho vivencia junto com a família, a criança e adolescente as vicissitudes de um tratamento com altas taxas de morbimortalidade. Diante disso, esta pesquisa objetiva compreender a experiência existencial dos profissionais ao vivenciar situações de sofrimento no contexto do transplante de células-tronco hematopoiéticas de crianças, adolescentes e suas famílias e construir uma proposta de cuidado à equipe interdisciplinar. Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), de abordagem qualitativa, em um hospital geral do Sul do Brasil. Participaram 10 profissionais da equipe interdisciplinar, todas do sexo feminino com tempo de atuação no TCTH de 7,6 anos em média. A coleta das informações ocorreu nos meses de maio a agosto de 2023 e foi utilizado o Método Criativo Sensível por meio de duas Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade denominadas a Árvore do Conhecimento e Livre para Criar. A análise das informações seguiu o preconizado pelo método da PCA que compreende apreensão, síntese, teorização e transferência. O projeto de pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética (CAAE: 67152522.0.0000.5327) da instituição. Nos resultados destacam-se que a empatia e a compaixão permearam as falas das participantes que buscam realizar um cuidado de excelência, ético, estético e humano. Porém ao vivenciar cotidianamente situações de sofrimento e perda, o profissional cuidador também sofre e vivencia um luto não reconhecido podendo suscitar a perda gradual da capacidade de suportar a dor do outro evoluindo para fadiga por compaixão e burnout. Igualmente, possibilitou compreender a construção singular de processos de enfrentamento com potencial para transmutar o sofrimento em experiências de aprendizagem dos profissionais cuidadores. Tais experiências podem ser difundidas para outras realidades semelhantes de cuidado à criança, adolescentes e famílias, na perspectiva do cuidado humano ao cuidador. Assim, as propostas de cuidado à equipe visam auxiliar os gestores de instituições de saúde a valorizar a sensibilidade dos profissionais possibilitando momentos de reflexão sobre o seu papel como cuidador, a vida e o viver com o intuito de ressignificar a sua práxis de cuidado. Este estudo contribuiu para desvelar as distintas facetas envolvidas no cotidiano do profissional cuidador na realidade do TCTH pediátrico que são geradoras de sofrimento. ...
Abstract
Care is relationship. It is being with others in rescuing their autonomy and dignity. However, being a health professional in a unit dedicated to carrying out pediatric Allogeneic Hematopoietic Stem Cell Transplantation (HSCT) can be a challenge to the professional's mental health, as in their daily work they experience, together with the families, children and adolescents they are taking care of, the vicissitudes of a treatment with high morbidity and mortality rates. Therefore, this research ...
Care is relationship. It is being with others in rescuing their autonomy and dignity. However, being a health professional in a unit dedicated to carrying out pediatric Allogeneic Hematopoietic Stem Cell Transplantation (HSCT) can be a challenge to the professional's mental health, as in their daily work they experience, together with the families, children and adolescents they are taking care of, the vicissitudes of a treatment with high morbidity and mortality rates. Therefore, this research aims to understand the existential experience of professionals when experiencing situations of suffering in the context of hematopoietic stem cell transplantation for children, adolescents and their families and to build a care proposal for the interdisciplinary team. This is a Convergent Care Research, with a qualitative approach, in a general hospital in southern Brazil. Ten professionals from the interdisciplinary team participated, all female, with an average of 7.6 years of experience in HSCT. Information collection took place from May to August 2023 and the Sensitive Creative Method was used through two Dynamics of Creativity and Sensitivity called the Tree of Knowledge and Free to Create. The analysis of information followed the recommendations of the PCA method, which comprises apprehension, synthesis, theorization and transfer. The research project was approved by the institution's Ethics Committee (CAAE: 67152522.0.0000.5327). The results have highlighted that empathy and compassion permeate the statements of the participants who seek to provide excellent, ethical, aesthetic and human care. However, when experiencing situations of suffering and loss on a daily basis, professional caregivers also suffer and experience unrecognized grief, which can lead to a gradual loss of the ability to bear the pain of others, progressing to compassion fatigue and burnout. Likewise, it made it possible to understand the unique construction of coping processes with the potential to transmute suffering into learning experiences for professional caregivers. Such experiences can be disseminated to other similar realities of child care, adolescents and families, from the perspective of human care for the caregiver. As a care proposal for the interdisciplinary team, actions that can help managers of health institutions to value the sensitivity of professionals are essential, enabling moments of reflection on their role as caregivers, the life and to live with the aim of giving new meaning to their practice of care. This study contributed to revealing the different facets involved in the daily life of professional caregivers in the reality of pediatric HSCT that generate suffering. ...
Resumen
El cuidado es relación. Es estar con los demás en el rescate de su autonomía y dignidad. Sin embargo, ser profesional de la salud en una unidad dedicada a la realización de Trasplante Alogénico de Células Madre Hematopoyéticas (TCMH) pediátrico puede ser un desafío para la salud mental del profesional, ya que en su trabajo diario vive, junto a su familia, niños y adolescentes, la vicisitudes de un tratamiento con altas tasas de morbimortalidad. Por lo tanto, esta investigación tiene como objeti ...
El cuidado es relación. Es estar con los demás en el rescate de su autonomía y dignidad. Sin embargo, ser profesional de la salud en una unidad dedicada a la realización de Trasplante Alogénico de Células Madre Hematopoyéticas (TCMH) pediátrico puede ser un desafío para la salud mental del profesional, ya que en su trabajo diario vive, junto a su familia, niños y adolescentes, la vicisitudes de un tratamiento con altas tasas de morbimortalidad. Por lo tanto, esta investigación tiene como objetivo comprender la experiencia existencial de los profesionales al vivir situaciones de sufrimiento en el contexto del trasplante de células madre hematopoyéticas para niños, adolescentes y sus familias y construir una propuesta de atención para el equipo interdisciplinario. Se trata de una Investigación Asistencial Convergente (PCA), con enfoque cualitativo, en un hospital general del sur de Brasil. Participaron diez profesionales del equipo interdisciplinario, todas mujeres, con un promedio de 7,6 años de experiencia en TCMH. La recolección de información se realizó de mayo a agosto de 2023 y se utilizó el Método Creativo Sensible a través de dos Dinámicas de Creatividad y Sensibilidad denominadas Árbol del Conocimiento y Libre para Crear. El análisis de la información siguió las recomendaciones del método PCA, que comprende aprehensión, síntesis, teorización y transferencia. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética de la institución (CAAE: 67152522.0.0000.5327). Los resultados resaltan que la empatía y la compasión permearon los dichos de los participantes que buscan brindar una atención excelente, ética, estética y humana. Sin embargo, al vivir situaciones de sufrimiento y pérdida a diario, los cuidadores profesionales también sufren y experimentan un duelo no reconocido, lo que puede llevar a una pérdida gradual de la capacidad de soportar el dolor de los demás, progresando hacia la fatiga por compasión y el Burnout. Asimismo, permitió comprender la construcción única de procesos de afrontamiento con potencial de transmutar el sufrimiento en experiencias de aprendizaje para los cuidadores profesionales. Tales experiencias pueden ser difundidas a otras realidades similares del cuidado de niños, adolescentes y familias, desde la perspectiva del cuidado humano al cuidador. Como propuesta de cuidado para el equipo interdisciplinario, son fundamentales acciones que puedan ayudar a los gestores de las instituciones de salud a valorar la sensibilidad de los profesionales, posibilitando momentos de reflexión sobre su papel como cuidadores, la vida y el habitar con el objetivo de darle un nuevo sentido a su práctica de cuidado. Este estudio contribuyó a revelar las diferentes facetas involucradas en el cotidiano de los cuidadores profesionales en la realidad del TCMH pediátrico que generan sufrimiento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Coleções
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Ciências da Saúde (9291)Enfermagem (648)
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