Show simple item record

dc.contributor.advisorTonetto, Élida Pasinipt_BR
dc.contributor.authorSilva Neto, Manoel José dapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-05T06:37:45Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284701pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o governamento dos escolares, tendo como objetivos específicos: a) contextualizar a BNCC no panorama político e educacional contemporâneo por meio dos discursos produzidos para sua implementação; b) descrever a organização conceitual, temática e metodológica preconizada para a Geografia nos Anos Finais do EF previstas na BNCC; c) analisar a operacionalidade da Geografia presente na BNCC para o governamento dos escolares. Os caminhos da pesquisa amparam-se nos pressupostos teórico- metodológicos pós-críticos em Educação, nos Estudos Culturais e na análise discursiva, a partir dos estudos foucaultianos em Educação, como inspiração analítica os conceitos centrais que balizam as análises são Liberalismo e Neoliberalismo, Governamento, Currículo e Políticas Educacionais. As análises apontam que a BNCC emerge dentro do modelo social e econômico capitalista, que é pautado nas práticas neoliberais e que buscam dentro do cenário educacional e da esfera pública espaços para se inserirem e realizarem práticas de governamento, tendo como alvo as subjetividades dos estudantes que estão em processo de formação. Assim, o componente curricular Geografia proposto pela BNCC está a serviço dos agentes neoliberais, especialmente ao possibilitar uma formação voltada e pensada ao mundo do trabalho, em que os estudantes estão cada vez mais inseridos em uma racionalidade neoliberal, que busca moldar o sujeito autorregulador, dotado de vontade e desejo em ser o mais hábil e eficiente, sendo operacionalizadas na BNCC principalmente através do desenvolvimento de competências e habilidades. Ao definir o que deve ser ensinado em cada unidade temática, está posto um modo de governar a autonomia do professor na constituição da sua prática pedagógica. Tal “governamento” (Veiga-Neto, 2007) ocorre através da padronização dos saberes geográficos, que se tornam unificados e genéricos, desconsiderando as especificidades locais e regionais. Nesse sentido, o governamento opera por meio do disciplinamento dos conteúdos a serem ensinados e do controle do que deve ser ensinado e quais objetivos devem ser alcançados, impondo uma prática de reprodução e produção de saberes.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the operationality of Geography in Elementary Education - Final Years within the National Common Curricular Base (NCCB) for governing students. The specific objectives are: a) to contextualize the NCCB in the contemporary political and educational landscape through the discourses produced for its implementation; b) to describe the conceptual, thematic, and methodological organization recommended for Geography in Elementary Education - Final Years as outlined in the NCCB; and c) to analyze the operationality of Geography in the NCCB for the governing of students. The research approach is grounded in post-critical theoretical and methodological assumptions in Education, Cultural Studies, and discourse analysis, drawing on Foucauldian studies in Education as an analytical inspiration. The central concepts guiding the analysis are Liberalism and Neoliberalism, Gouvernement, Curriculum, and Educational Policies. The analysis indicates that the NCCB emerges within the capitalist social and economic model, which is based on neoliberal practices seeking educational and public spaces to embed themselves and carry out govering practices, targeting the subjectivities of students undergoing formation. Thus, the Geography curricular component proposed by the NCCB serves the interests of neoliberal agents, especially by enabling an education focused on the world of work, in which students are increasingly immersed in a neoliberal rationality that seeks to shape the self-regulating individual, endowed with the will and desire to be as skilled and efficient as possible. This is primarily operationalized in the NCCB through the development of competencies and skills. By defining what should be taught in each thematic unit, a mode of governing the teacher’s autonomy in shaping their pedagogical practice is established. Such "gouvernement" (Veiga-Neto, 2007) occurs through the standardization of geographical knowledge, which becomes unified and generic, disregarding local and regional specificities. In this sense, the governement operates through the disciplining of the content to be taught and the control of what should be taught and what objectives must be achieved, imposing a practice of reproduction and production of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNCCBen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectSchool geographyen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectNeoliberalismen
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectGouvernementen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleGovernamento dos escolares modus operante da Geografia na BNCC dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240889pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record