Processo seguro de preparo e administração de medicamentos no cuidado ao paciente pediátrico na perspectiva dos técnicos de enfermagem
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Introdução: Uma das atividades mais desempenhadas pelos técnicos de enfermagem na sua jornada de trabalho no ambiente hospitalar é o preparo e a administração de medicamentos. Sabe-se que as etapas do processo de medicamentos são atividades que demandam da enfermagem sistematização, domínio de conhecimentos e habilidades técnicas, com o intuito de seguir os passos recomendados para o preparo seguro. Sendo assim, uma equipe de enfermagem qualificada constitui-se como uma barreira importante para ...
Introdução: Uma das atividades mais desempenhadas pelos técnicos de enfermagem na sua jornada de trabalho no ambiente hospitalar é o preparo e a administração de medicamentos. Sabe-se que as etapas do processo de medicamentos são atividades que demandam da enfermagem sistematização, domínio de conhecimentos e habilidades técnicas, com o intuito de seguir os passos recomendados para o preparo seguro. Sendo assim, uma equipe de enfermagem qualificada constitui-se como uma barreira importante para prevenção de erros no processo de preparo e administração de medicamentos. A população pediátrica é mais suscetível aos danos gerados pelos erros de medicação por apresentarem o metabolismo ainda imaturo e em desenvolvimento, peso e altura diferentes da população adulta. Objetivo: Analisar os fatores que interferem no processo de preparo e administração de medicamentos para a assistência segura ao paciente pediátrico na perspectiva dos técnicos de enfermagem. Método: Estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, desenvolvido em três Unidades Pediátricas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Amostra intencional, com participação de 28 técnicos de enfermagem. O tamanho da amostra final foi determinado pela saturação teórica das informações. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise das informações respeitou as etapas de compilação, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. Foi utilizado o apoio do software NVivo versão 14. Os aspectos éticos seguiram a Resolução 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei N 0 13.709 de 2018. Os participantes do estudo manifestaram seu aceite por meio de termo de consentimento livre e esclarecido. O projeto de pesquisa obteve aprovação na Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva e no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAAE 73114123.9.0000.5327). Resultados: A média de tempo de trabalho dos participantes como técnico de enfermagem foi de 16,17 anos (desvio padrão 土10,99 anos) e o tempo de atuação na unidade, na qual a pesquisa foi realizada, variou entre 6 meses e 23 anos. A totalidade dos técnicos de enfermagem participantes do estudo, 28 profissionais (100%), apresentaram apenas um vínculo empregatício. O número de pacientes que os mesmos costumam atender num turno de trabalho apresentou média de 4 pacientes/dia. Sobre a quantidade de medicamentos preparados para serem administrados para cada paciente que os mesmos atendem, identificou-se que foi o mínimo de 3 e o máximo de 10 medicamentos. Já o número de medicamentos administrados em um turno de trabalho apresentou média de 17,75 (desvio padrão 土7,79 medicamentos). O número de capacitações relacionadas à segurança de medicamentos que os participantes tiveram a oportunidade de realizar, no último ano, variou entre 1 e 5 capacitações. As categorias finais identificadas foram técnica segura do preparo e administração de medicamentos, fatores que contribuem para o preparo e administração de medicamentos e fatores que dificultam o preparo e administração de medicamentos. Considerações finais: A partir deste estudo, foi possível identificar de forma ampla as perspectivas dos Técnicos de Enfermagem, frente às ações que contribuem ou dificultam no atendimento aos padrões de segurança no preparo e administração de medicamentos, assim como, verificar as barreiras de segurança referentes ao processo de preparo e administração de medicamentos em um ambiente clínico pediátrico. ...
Abstract
Introduction: One of the most common activities performed by nursing technicians during their working day in the hospital environment is the preparation and administration of medication. It is known that the stages of the medication process are activities that require nursing systematization, mastery of knowledge and technical skills, in order to follow the steps recommended for safe preparation. Therefore, a qualified nursing team is an important barrier to preventing errors in the medication ...
Introduction: One of the most common activities performed by nursing technicians during their working day in the hospital environment is the preparation and administration of medication. It is known that the stages of the medication process are activities that require nursing systematization, mastery of knowledge and technical skills, in order to follow the steps recommended for safe preparation. Therefore, a qualified nursing team is an important barrier to preventing errors in the medication preparation and administration process. The pediatric population is more susceptible to the damage caused by medication errors because their metabolism is still immature and developing, and their weight and height are different from the adult population. Objective: To analyze the factors that interfere in the process of preparing and administering medication for the safe care of pediatric patients from the perspective of nursing technicians. Method: This was a qualitative, exploratory and descriptive study carried out in three pediatric units at the Hospital de Clínicas in Porto Alegre. The sample was intentional and included 28 nursing technicians. The final sample size was determined by the theoretical saturation of the information. Data was collected using semi-structured interviews. The information was analyzed using the stages of compilation, decomposition, recomposition, interpretation and conclusion. NVivo version 14 software was used. The ethical aspects followed Resolution 466 of 2012 of the National Health Council and the General Law on the Protection of Personal Data, Law No. 13,709 of 2018. Participants in the study agreed to take part by signing an informed consent form. The research project was approved by the Research Committee of the School of Nursing and Collective Health and by the Research Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Sul (CAAE 73114123.9.0000.5327). Results: The participants' average time working as a nursing technician was 16.17 years (standard deviation 土10.99 years) and their time working in the unit in which the research was carried out ranged from 6 months to 23 years. All the nursing technicians taking part in the study, 28 professionals (100%), had only one job. The number of patients they usually saw in a shift averaged 4 patients/day. With regard to the number of medicines prepared to be administered to each patient they see, the minimum was 3 and the maximum was 10. The number of drugs administered in a shift averaged 17.75 (standard deviation 土7.79 drugs). The number of training courses related to drug safety that the participants had had the opportunity to attend in the last year ranged from 1 to 5. The final categories identified were safe technique for preparing and administering medicines, factors that contribute to preparing and administering medicines and factors that hinder preparing and administering medicines. Final considerations: From this study, it was possible to broadly identify the perspectives of Nursing Technicians, regarding the actions that contribute to or hinder compliance with safety standards in the preparation and administration of medicines, as well as to verify the safety barriers related to the process of preparing and administering medicines in a pediatric clinical environment. ...
Resumen
Introducción: Una de las actividades más comunes realizadas por los técnicos de enfermería durante su jornada de trabajo en el ambiente hospitalario es la preparación y administración de medicamentos. Se sabe que las etapas del proceso de medicación son actividades que requieren sistematización enfermera, dominio de conocimientos y habilidades técnicas, para seguir los pasos recomendados para una preparación segura. Por lo tanto, un equipo de enfermería cualificado es una barrera importante par ...
Introducción: Una de las actividades más comunes realizadas por los técnicos de enfermería durante su jornada de trabajo en el ambiente hospitalario es la preparación y administración de medicamentos. Se sabe que las etapas del proceso de medicación son actividades que requieren sistematización enfermera, dominio de conocimientos y habilidades técnicas, para seguir los pasos recomendados para una preparación segura. Por lo tanto, un equipo de enfermería cualificado es una barrera importante para prevenir errores en el proceso de preparación y administración de medicamentos. La población pediátrica es más susceptible a los daños causados por errores de medicación debido a que su metabolismo es aún inmaduro y en desarrollo, y su peso y talla son diferentes a los de la población adulta. Objetivo: Analizar los factores que interfieren en el proceso de preparación y administración de medicamentos para la atención segura de pacientes pediátricos desde la perspectiva de los técnicos de enfermería. Método: Estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo realizado en tres unidades pediátricas del Hospital de Clínicas de Porto Alegre. La muestra fue intencional e incluyó 28 técnicos de enfermería. El tamaño final de la muestra fue determinado por la saturación teórica de la información. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas semiestructuradas. La información fue analizada utilizando las etapas de compilación, descomposición, recomposición, interpretación y conclusión. Se utilizó el software NVivo versión 14. Los aspectos éticos siguieron la Resolución 466 de 2012 del Consejo Nacional de Salud y la Ley General de Protección de Datos Personales, Ley nº 13.709 de 2018. Los participantes en el estudio aceptaron participar firmando un consentimiento informado. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Investigación de la Escuela de Enfermería y Salud Colectiva y por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (CAAE 73114123.9.0000.5327). Resultados: El tiempo medio de trabajo como técnico de enfermería de los participantes fue de 16,17 años (desviación estándar 土10,99 años) y su tiempo de trabajo en la unidad en la que se realizó la investigación osciló entre 6 meses y 23 años. Todos los técnicos de enfermería participantes en el estudio, 28 profesionales (100%), tenían un único puesto de trabajo. El número de pacientes que atendían habitualmente en un turno era de una media de 4 pacientes/día. En cuanto al número de medicamentos preparados para administrar a cada paciente que atienden, el mínimo fue de 3 y el máximo de 10. El número de medicamentos administrados en un turno tuvo una media de 17,75 (desviación estándar 土7,79 medicamentos). El número de cursos de formación relacionados con la seguridad de los medicamentos a los que los participantes habían tenido la oportunidad de asistir en el último año osciló entre 1 y 5. Las categorías finales identificadas fueron técnica segura de preparación y administración de medicamentos, factores que contribuyen a la preparación y administración de medicamentos y factores que dificultan la preparación y administración de medicamentos. Consideraciones finales: A partir de este estudio, fue posible identificar ampliamente las perspectivas de los Técnicos de Enfermería en relación a las acciones que contribuyen o dificultan el cumplimiento de las normas de seguridad en la preparación y administración de medicamentos, así como verificar las barreras de seguridad relativas al proceso de preparación y administración de medicamentos en un ambiente clínico pediátrico. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
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