Ideologia e memória na produção de sentidos de criança no discurso de um Projeto Político Pedagógico
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
Ideology and Memory in the Production of Child Meanings in the Discourse of a Pedagogical Political Projec
Assunto
Resumo
Com base na Análise do Discurso materialista fundada por Michel Pêcheux, nesta pes-quisa qualitativa foi realizado um trabalho analítico-discursivo que implicou dar a ver na materi-alidade da linguagem o funcionamento do discurso, reconhecendo o modo como dizeres de um Projeto Político Pedagógico (PPP), de uma escola de Educação Infantil situada no litoral norte do Rio Grande do Sul, registram as atuações do social na linguagem em relação à noção de discurso. O PPP, reelaborado no ano de 2019, ...
Com base na Análise do Discurso materialista fundada por Michel Pêcheux, nesta pes-quisa qualitativa foi realizado um trabalho analítico-discursivo que implicou dar a ver na materi-alidade da linguagem o funcionamento do discurso, reconhecendo o modo como dizeres de um Projeto Político Pedagógico (PPP), de uma escola de Educação Infantil situada no litoral norte do Rio Grande do Sul, registram as atuações do social na linguagem em relação à noção de discurso. O PPP, reelaborado no ano de 2019, se constitui em documento no qual circulam sentidos e sa-beres relacionados à Educação Infantil, docência e criança. Os recortes decorreram de uma estra-tégia de observação do corpus empírico que considerou o que foi dito em excesso, possibilitando a identificação de regularidades no fio do discurso e a constituição de duas Famílias Parafrásticas (FP): Criança-Projeto e Criança-Potência, inscritas na Formação Discursiva Infância (FDI). Bus-cou-se compreender processos discursivos, repetições, pré-construídos, elementos que constituem a memória do dizer. A partir das análises, foi possível reconhecer que o discurso do PPP estabelece diferentes relações com o discurso de grupos outros que têm se dedicado a estudar a criança – so-ciólogos, psicólogos, antropólogos, médicos, juristas, religiosos, educadores, políticos. Assim sendo, foi considerada a relação do que é dito em um discurso com o que é dito em outro, do que derivou a identificação não apenas de que algo fala antes, em outro lugar, independentemente, mas também de relações antagônicas entre diferentes sentidos de criança. ...
Abstract
Based on Materialist Discourse Analysis founded by Michel Pêcheux, this qualita-tive research undertakes an analytical-discursive approach to unveil the functioning of discourse through the materiality of language. It examines how the discourse of a Pedagogical Political Project (PPP) from a preschool located in the northern coast of the state of Rio Grande do Sul, Brazil, re-flects the social dimensions of language in relation to discourse. The PPP, revised in 2019, serves as a document in whi ...
Based on Materialist Discourse Analysis founded by Michel Pêcheux, this qualita-tive research undertakes an analytical-discursive approach to unveil the functioning of discourse through the materiality of language. It examines how the discourse of a Pedagogical Political Project (PPP) from a preschool located in the northern coast of the state of Rio Grande do Sul, Brazil, re-flects the social dimensions of language in relation to discourse. The PPP, revised in 2019, serves as a document in which meanings and knowledge about early childhood education, teaching, and chil-dren circulate. Excerpts were selected using an empirical observation strategy focusing on what was excessively articulated, allowing for the identification of regularities within the discourse thread and the formation of two Paraphrastic Families (PF): Child-Project and Child-Potential, inscribed in the Childhood Discursive Formation (CDF). The study aimed to understand discursive processes, rep-etitions, pre-constructed elements, and aspects constituting the memory of discourse. The analyses revealed that the PPP discourse interacts with the discourses of other groups dedicated to studying children – sociologists, psychologists, anthropologists, doctors, jurists, religious leaders, educators, and politicians. These interactions highlighted not only the antecedence of meanings articulated elsewhere but also antagonistic relationships among diverse meanings of childhood. ...
Contido em
REDIS: Revista de Estudos do Discurso. Porto, Portugal
Origem
Estrangeiro
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41601)Ciências Humanas (7243)
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)