Dimensões e saberes da docência : estudo exploratório sobre os registros elaborados por uma estagiária em ensino de Química
dc.contributor.author | Fonseca, Carlos Ventura | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Felipe Augusto de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-01T06:57:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-8079 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/284608 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresentamos uma investigação qualitativa exploratória sobre o estágio de docência que foi desenvolvido por uma estudante de um curso de Licenciatura em Química. Realizamos análise de conteúdo de textos produzidos pela estagiária, tais como diário de campo e relatório final. Identificamos a mobilização de saberes experienciais, da tradição pedagógica e da ação pedagógica, assim como o envolvimento da estudante mencionada em situações relacionadas às dimensões relacional, conhecimento, profissional eestratégica inerentes à docência. Tais elementos foram analisados por meio de observação do espaço escolar, desenvolvimento de regência de classe,compartilhamento e registro escrito de experiências. Os resultados encontrados também assinalam características essenciais do tripé que deve sustentar os processos formativos, englobando os seguintes agentes: a universidade, que viabiliza uma orientação docente atenta/participativa e apresenta organização acadêmica sensível e humanizada, compatível com o perfil sociocultural discente; o campo de estágio de docência, com estrutura física, recursos pedagógicos e pessoal capacitado para receber/colaborar com estudantes de graduação; e o perfil a ser assumido pela/o estudante de licenciatura, aberto ao estudo de referenciais teóricos, à imersão em experiências desafiadoras e à natureza investigadora/dialógica dos movimentos subjacentes ao aprendizado sobre o ser professor/a. | pt_BR |
dc.description.abstract | We present an exploratory qualitative investigation into the teaching internship completed by a student on an Academic Program in Chemistry Teacher Education. We carried out content analysis of texts produced by the intern, such as field diary and final report. We identified the mobilization of experiential knowledge, pedagogical tradition and pedagogical action, as well as the student’s involvement in situations related to the relational, academic, professional and strategic aspects inherent to teaching. Such elements were analyzed through observation of the school space, development of class management and the shared and written record of experiences. The results also highlight essential characteristics of the tripod that must support the teachereducation processes, encompassing the following agents: the university, enabling attentive/participatory teaching guidance, as well as having a sensitive and humanized academic organization, compatible with the sociocultural profile of the students; the school space that is the field of the teaching internship, with its physical structure, pedagogical resources and trained personnel to receive/collaborate with undergraduate students; and the profile to be taken on by the intern, being open to the study of theoretical references, immersion in challenging experiences and the investigative/dialogical nature of the movements underlying the process of becoming being a teacher | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, RS. Vol. 13, n. 2 (2024), p. 1-20 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teaching internship | en |
dc.subject | Wisdom of teacher work | en |
dc.title | Dimensões e saberes da docência : estudo exploratório sobre os registros elaborados por uma estagiária em ensino de Química | pt_BR |
dc.title.alternative | Dimensions and Wisdom of Teacher Work: Exploratory Study on the Documents Written by a Chemistry Teaching Intern | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001240120 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (41542)Ciências Humanas (7225)