Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Felipe Augusto dept_BR
dc.date.accessioned2025-02-01T06:57:58Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284608pt_BR
dc.description.abstractApresentamos uma investigação qualitativa exploratória sobre o estágio de docência que foi desenvolvido por uma estudante de um curso de Licenciatura em Química. Realizamos análise de conteúdo de textos produzidos pela estagiária, tais como diário de campo e relatório final. Identificamos a mobilização de saberes experienciais, da tradição pedagógica e da ação pedagógica, assim como o envolvimento da estudante mencionada em situações relacionadas às dimensões relacional, conhecimento, profissional eestratégica inerentes à docência. Tais elementos foram analisados por meio de observação do espaço escolar, desenvolvimento de regência de classe,compartilhamento e registro escrito de experiências. Os resultados encontrados também assinalam características essenciais do tripé que deve sustentar os processos formativos, englobando os seguintes agentes: a universidade, que viabiliza uma orientação docente atenta/participativa e apresenta organização acadêmica sensível e humanizada, compatível com o perfil sociocultural discente; o campo de estágio de docência, com estrutura física, recursos pedagógicos e pessoal capacitado para receber/colaborar com estudantes de graduação; e o perfil a ser assumido pela/o estudante de licenciatura, aberto ao estudo de referenciais teóricos, à imersão em experiências desafiadoras e à natureza investigadora/dialógica dos movimentos subjacentes ao aprendizado sobre o ser professor/a.pt_BR
dc.description.abstractWe present an exploratory qualitative investigation into the teaching internship completed by a student on an Academic Program in Chemistry Teacher Education. We carried out content analysis of texts produced by the intern, such as field diary and final report. We identified the mobilization of experiential knowledge, pedagogical tradition and pedagogical action, as well as the student’s involvement in situations related to the relational, academic, professional and strategic aspects inherent to teaching. Such elements were analyzed through observation of the school space, development of class management and the shared and written record of experiences. The results also highlight essential characteristics of the tripod that must support the teachereducation processes, encompassing the following agents: the university, enabling attentive/participatory teaching guidance, as well as having a sensitive and humanized academic organization, compatible with the sociocultural profile of the students; the school space that is the field of the teaching internship, with its physical structure, pedagogical resources and trained personnel to receive/collaborate with undergraduate students; and the profile to be taken on by the intern, being open to the study of theoretical references, immersion in challenging experiences and the investigative/dialogical nature of the movements underlying the process of becoming being a teacheren
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, RS. Vol. 13, n. 2 (2024), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeaching internshipen
dc.subjectWisdom of teacher worken
dc.titleDimensões e saberes da docência : estudo exploratório sobre os registros elaborados por uma estagiária em ensino de Químicapt_BR
dc.title.alternativeDimensions and Wisdom of Teacher Work: Exploratory Study on the Documents Written by a Chemistry Teaching Internen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001240120pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples