A historicidade dos sentidos na fala da Secretária Estadual de Educação e o funcionamento da memória discursiva
Visualizar/abrir
Data
1998Tipo
Resumo
Neste artigo procuramos revisitar, na perspectiva teórico-metodológica da Análise materialista do Discurso, enunciados proferidos pela Secretária Estadual de Educação do Rio Grande do Sul na live “Orientações sobre o encerramento do ano letivo 2022”, compreender a realização do discurso desde sua filiação a redes de memória bem como o funcionamento da memória discursiva a partir do recorte de duas sequências discursivas (SD), identificando a Formação Discursiva (FD) em que as SD estão inscritas ...
Neste artigo procuramos revisitar, na perspectiva teórico-metodológica da Análise materialista do Discurso, enunciados proferidos pela Secretária Estadual de Educação do Rio Grande do Sul na live “Orientações sobre o encerramento do ano letivo 2022”, compreender a realização do discurso desde sua filiação a redes de memória bem como o funcionamento da memória discursiva a partir do recorte de duas sequências discursivas (SD), identificando a Formação Discursiva (FD) em que as SD estão inscritas e por quais outras FD são atravessadas. Entendemos que o sujeito se constitui pela memória e pelo esquecimento, inscrevendo-se em certa filiação de sentidos, e a memória é reconstruída na enunciação, retornando nos sentidos produzidos pelas palavras “educação integral” e “coisa” em determinadas condições de produção. Destacamos, desde o trabalho analítico-discursivo realizado, que a Secretária, assujeitada ideologicamente, está determinada pela Formação Discursiva Pedagógico-Administrativa (FDPA) e parece ter assimilado diretrizes de organização da educação coerentes com o modo de produção capitalista neoliberal. Contudo, a FDPA está em relação com outras FD, reverberando o que foi dito antes, incorporando, mas também mudando o seu sentido uma vez que a memória tanto permite repetição quanto deslocamento de sentidos. Raquel, ao afirmar algo, provavelmente deixa de dizer algo e sentidos são silenciados – o que aponta para uma disputa pelos sentidos acerca da Educação entre um modo que compreende a escola como sendo a de tempo livre para aprender e outro modo que vê na escola a instância de treinamento do estudante para inseri-lo de maneira adaptada às exigências do trabalho. ...
Abstract
In this article we seek to revisit, from the theoretical-methodological perspective of materialist Discourse Analysis, statements made by the State Secretary of Education of Rio Grande do Sul in the live “Guidelines on the closing of the 2022 school year”, to understand the realization of the speech since its affiliation with memory networks as well as the functioning of discursive memory from the cutting of two discursive sequences (SD), identifying the Discursive Formation (DF) in which the S ...
In this article we seek to revisit, from the theoretical-methodological perspective of materialist Discourse Analysis, statements made by the State Secretary of Education of Rio Grande do Sul in the live “Guidelines on the closing of the 2022 school year”, to understand the realization of the speech since its affiliation with memory networks as well as the functioning of discursive memory from the cutting of two discursive sequences (SD), identifying the Discursive Formation (DF) in which the SD are inscribed and through which other FDs are crossed. We understand that the subject is constituted by memory and forgetfulness, inscribing itself in a certain filiation of meanings, and memory is reconstructed in enunciation, returning to the meanings produced by the words “integral education” and “thing” in certain conditions of production. We highlight, from the analytical-discursive work carried out, that the Secretary, ideologically subjected, is determined by the Pedagogical-Administrative Discursive Training and seems to have assimilated educational organization guidelines consistent with the neoliberal capitalist mode of production. However, the FDPA is in relationship with other FD, reverberating what was said before, incorporating, but also changing its meaning since memory allows both repetition and displacement of meanings. Raquel, when stating something, probably stops saying something and meanings are silenced - which points to a dispute over meanings about Education between a way that understands school as being about free time to learn and another way that sees school as the instance of training the student to insert it in a way adapted to the demands of the job. ...
Contido em
Scripta : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e do CESPUC. Belo Horizonte, MG. Vol. 28, n. 63 (2024), p. 171-177
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Humanas (7339)
Este item está licenciado na Creative Commons License
