Telemedicina no município de Canoas e a fila de espera da atenção especializada em cardiologia
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Data
2025Tipo
Outro título
Avaliação da prestação de serviço em telemedicina no município de Canoas para atender a fila de espera da atenção especialiazada em cardiologia
Telemedicine in the municipality of Canoas to address nd the waiting list for specialized cardiology care
Telemedicina en el municipio de Canoas y la lista de espera de atención especializada en cardiología
Assunto
Resumo
Introdução: o presente trabalho aborda a avaliação de resultados do Projeto Médico Online no atendimento à fila de espera por consulta na atenção especializada em cardiologia no Município de Canoas, especificamente analisando se houve relação causal entre o período de implementação do Projeto com a redução do tempo médio de espera na fila por consulta em cardiologia adulto no referido Município. Objetivo: O objetivo deste trabalho, portanto, é avaliar se houve associação entre a redução do temp ...
Introdução: o presente trabalho aborda a avaliação de resultados do Projeto Médico Online no atendimento à fila de espera por consulta na atenção especializada em cardiologia no Município de Canoas, especificamente analisando se houve relação causal entre o período de implementação do Projeto com a redução do tempo médio de espera na fila por consulta em cardiologia adulto no referido Município. Objetivo: O objetivo deste trabalho, portanto, é avaliar se houve associação entre a redução do tempo médio na fila por consulta com cardiologista durante a implementação do Projeto Médico Online. Método: Para tanto, o trabalho usou o método de desenho de séries temporais de Ignácio Cano, analisando o período antes da intervenção e durante a intervenção para mensurar os resultados obtidos através do Projeto no que se refere a análise do tempo médio de espera por consulta em cardiologia. Os testes aplicados para avaliação dos resultados foram testes para diferenças de médias e Correlação Bivariada de Pearson. Resultados: Mediante os resultados obtidos através destes testes foi possível inferir acerca da hipótese de que houve correlação inversamente proporcional entre a redução do tempo médio de espera na fila por consulta em cardiologia em relação aos dias por período entre os 78 casos extraídos e analisados. A pesquisa evidenciou uma redução de cerca de 81% no tempo médio de espera, que representam, aproximadamente, 2.372 dias no período de análise dos 78 meses para consulta durante o período da intervenção em tele consulta em comparação ao período antes do projeto. ...
Abstract
Introduction: the present study addresses the evaluation of results from the Online Medical Project in addressing the waiting queue for cardiology consultations in specialized care in the Municipality of Canoas. Specifically, it analyzes whether there was a causal relationship between the Project implementation period and the reduction in the average waiting time for cardiology consultations in the mentioned Municipality. Objective: The objective of this study, therefore, is to assess whether t ...
Introduction: the present study addresses the evaluation of results from the Online Medical Project in addressing the waiting queue for cardiology consultations in specialized care in the Municipality of Canoas. Specifically, it analyzes whether there was a causal relationship between the Project implementation period and the reduction in the average waiting time for cardiology consultations in the mentioned Municipality. Objective: The objective of this study, therefore, is to assess whether there was an association between the reduction in the average waiting time for a consultation with a cardiologist during the implementation of the Online Medical Project. Method: To achieve this, the study employed the method of time series design of the Ignácio Cano, examining the period before and during the intervention to measure the results obtained through the Project concerning the analysis of the average waiting time for cardiology consultations. The tests applied to evaluate the results included tests for mean differences and Pearson's Bivariate Correlation. Results: Based on the results obtained from these tests, it was possible to infer about the hypothesis that there was an inversely proportional correlation between the reduction in the average waiting time in the queue for cardiology consultations and the days per period among the 78 cases extracted and analyzed. The research showed a reduction of about 81% in the average waiting time, which represents approximately 2.372 days over the 78-month analysis period, for consultations during the teleconsultation intervention period compared to the period before the project. ...
Resumen
Introducción: el presente trabajo aborda la evaluación de los resultados del Proyecto Médico Online en la atención a la fila de espera para consultas en cardiología en el Municipio de Canoas, analizando específicamente si hubo una relación causal entre el período de implementación del Proyecto y la reducción del tiempo promedio de espera en la fila para consultas en cardiología en dicho Municipio. Objetivo: El objetivo de este trabajo, por lo tanto, es evaluar si hubo asociación entre la reducc ...
Introducción: el presente trabajo aborda la evaluación de los resultados del Proyecto Médico Online en la atención a la fila de espera para consultas en cardiología en el Municipio de Canoas, analizando específicamente si hubo una relación causal entre el período de implementación del Proyecto y la reducción del tiempo promedio de espera en la fila para consultas en cardiología en dicho Municipio. Objetivo: El objetivo de este trabajo, por lo tanto, es evaluar si hubo asociación entre la reducción del tiempo medio en la fila por consulta con cardiólogo durante la implementación del Proyecto Médico en Línea. Método: Para ello, el trabajo utilizó el método de diseño de series temporales de Ignácio Cano, analizando el período antes de la intervención y durante la intervención para medir los resultados obtenidos a través del proyecto en lo que respecta al análisis del tiempo promedio de espera para consultas en cardiología. Las pruebas aplicadas para la evaluación de los resultados fueron pruebas para diferencias de medias y la Correlación Bivariada de Pearson. Resultados: A partir de los resultados obtenidos mediante estas pruebas, fue posible inferir sobre la hipótesis de que existió una correlación inversamente proporcional entre la reducción del tiempo promedio de espera en la fila para consultas en cardiología en relación con los días por período entre los 78 casos extraídos y analizados. La investigación evidenció una reducción de aproximadamente el 81% en el tiempo medio de espera, lo que representa aproximadamente 2.372 días en el período de análisis de 78 meses, para consultas durante el período de la intervención en teleconsulta en comparación con el período anterior al proyecto. ...
Contido em
Revista interdisciplinar de promoção da saúde. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 8, n. 1 (2025), p. [65]-73
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