Acessibilidade em sites e aplicações web : estudo de caso do portal da UFRGS
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Accessibility in websites and web applications : a case study of UFRGS portal
Assunto
Resumo
Este trabalho analisa a acessibilidade de um subconjunto de páginas do portal da UFRGS, incluindo a página inicial, a página do aluno, a página do servidor, a listagem de notícias e uma página de notícia. A avaliação segue a metodologia WCAG-EM e adota os crité- rios de conformidade de nível AA das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG). Dos 55 critérios analisados, 21 apresentaram não conformidades, evidenciando barreiras que dificultam o acesso de pessoas com deficiência. O est ...
Este trabalho analisa a acessibilidade de um subconjunto de páginas do portal da UFRGS, incluindo a página inicial, a página do aluno, a página do servidor, a listagem de notícias e uma página de notícia. A avaliação segue a metodologia WCAG-EM e adota os crité- rios de conformidade de nível AA das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG). Dos 55 critérios analisados, 21 apresentaram não conformidades, evidenciando barreiras que dificultam o acesso de pessoas com deficiência. O estudo propõe soluções práticas para mitigar essas barreiras, contribuindo significativamente para a melhoria da acessibilidade digital no portal e promovendo maior inclusão e equidade no acesso aos recursos educacionais oferecidos pela universidade. ...
Abstract
This study analyzes the accessibility of a subset of pages from the UFRGS portal, including the homepage, the student page, the staff page, the news listing page, and a single news page. The evaluation follows the WCAG-EM methodology and adopts the Level AA conformance criteria from the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG). Out of 55 criteria analyzed, 21 showed non-compliance, highlighting barriers that hinder access for people with disabilities. The study proposes practical solutions t ...
This study analyzes the accessibility of a subset of pages from the UFRGS portal, including the homepage, the student page, the staff page, the news listing page, and a single news page. The evaluation follows the WCAG-EM methodology and adopts the Level AA conformance criteria from the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG). Out of 55 criteria analyzed, 21 showed non-compliance, highlighting barriers that hinder access for people with disabilities. The study proposes practical solutions to mitigate these barriers, making significant contributions to improving digital accessibility on the portal and fostering greater inclusion and equity in access to the university’s educational resources. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Coleções
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TCC Ciência da Computação (1074)
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