Formação docente e ensino da leitura na alfabetização
dc.contributor.advisor | Silva, Thaise da | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Bianca Moraes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-30T06:49:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/284190 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visou investigar as principais lacunas de formação didático-pedagógica para o ensino da leitura, conforme percebidas por um grupo de professoras do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas. A pesquisa teve como objetivos específicos identificar as lacunas, discutir como o desenvolvimento profissional docente pode contribuir para superá-las e analisar os impactos das mesmas na aprendizagem da leitura nos Anos Iniciais. A metodologia adotada foi quali-quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, com coleta de dados por meio de um questionário online respondido por 23 professoras. Os resultados revelaram ausências significativas em áreas como decodificação, fluência de leitura e mediação de leitura, apesar de um conhecimento satisfatório em aspectos como consciência fonológica e identificação de fonemas. As participantes também destacaram a relevância da formação continuada como ferramenta essencial para o aprimoramento de suas práticas pedagógicas. O estudo reitera que o investimento no desenvolvimento profissional docente é crucial para minimizar algumas das lacunas formativas e potencializar a qualidade do ensino da leitura. Além disso, aponta a necessidade de ampliação dos currículos dos cursos de Pedagogia, de forma a contemplar conceitos fundamentais para o ensino da leitura, visando preparar da melhor maneira os futuros docentes. Os resultados reforçam a importância de estratégias pedagógicas adaptativas e atualizadas para promover a formação de leitores fluentes e críticos nos Anos Iniciais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Formação docente e ensino da leitura na alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001240751 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Pedagogia (1441)