Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Thaise dapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Bianca Moraes dapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-30T06:49:09Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284190pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visou investigar as principais lacunas de formação didático-pedagógica para o ensino da leitura, conforme percebidas por um grupo de professoras do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas. A pesquisa teve como objetivos específicos identificar as lacunas, discutir como o desenvolvimento profissional docente pode contribuir para superá-las e analisar os impactos das mesmas na aprendizagem da leitura nos Anos Iniciais. A metodologia adotada foi quali-quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, com coleta de dados por meio de um questionário online respondido por 23 professoras. Os resultados revelaram ausências significativas em áreas como decodificação, fluência de leitura e mediação de leitura, apesar de um conhecimento satisfatório em aspectos como consciência fonológica e identificação de fonemas. As participantes também destacaram a relevância da formação continuada como ferramenta essencial para o aprimoramento de suas práticas pedagógicas. O estudo reitera que o investimento no desenvolvimento profissional docente é crucial para minimizar algumas das lacunas formativas e potencializar a qualidade do ensino da leitura. Além disso, aponta a necessidade de ampliação dos currículos dos cursos de Pedagogia, de forma a contemplar conceitos fundamentais para o ensino da leitura, visando preparar da melhor maneira os futuros docentes. Os resultados reforçam a importância de estratégias pedagógicas adaptativas e atualizadas para promover a formação de leitores fluentes e críticos nos Anos Iniciais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleFormação docente e ensino da leitura na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240751pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples