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dc.contributor.advisorGiordani, Liliane Ferraript_BR
dc.contributor.authorWelter, Brenda da Cunha Alvespt_BR
dc.date.accessioned2025-01-29T06:45:49Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284121pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso investiga como as professoras e os professores das escolas especiais municipais de Porto Alegre desenvolvem o trabalho de arte-educação para promoção das aprendizagens dos estudantes. Nessa direção, estabelece-se como objetivos específicos a) Identificar as concepções que sustentam a prática docente e b) Mapear as materialidades envolvidas no processo de aprendizagem dos estudantes. Para tanto, metodologicamente, definiu-se pela pesquisa qualitativa com a adoção do método de estudo de caso múltiplo, analisando as narrativas de quatro professores da rede municipal de ensino atuantes em escolas especiais, sendo dois de Artes Visuais e dois de Música. A partir das análises, foi possível compreender que as práticas de arte-educação, além de promoverem as aprendizagens de habilidades artísticas, são fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes. O estudo também evidencia a relevância da formação docente para enfrentar os desafios da educação especial e potencializar as aprendizagens por meio da arte. Conclui-se que a arte-educação atua como uma possibilidade de transformar o ambiente escolar em um espaço de acolhimento, pertencimento e criatividade, promovendo o direito de aprender com dignidade e respeito às diferenças.pt_BR
dc.description.abstractThis final paper investigates how teachers in municipal special schools in Porto Alegre develop art education practices to promote student learning. In this regard, it establishes the following objectives: a) to identify the conceptions underlying teaching practices and b) to map the materialities involved in the student's learning process. Methodologically, a qualitative research approach was adopted, employing the multiple case study method to analyze the narratives of four teachers from the municipal school network working in special schools— two from Visual Arts and two from Music. In addition to encouraging the development of artistic skills, the analyses revealed that art education practices are fundamental to the holistic development of students. The study also highlights the importance of teacher training in addressing special education challenges and enhancing learning through art. It concludes that art education transforms the school environment into a space of inclusion, belonging, and creativity, promoting the right to learn with dignity and respect for differences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectInclusives processesen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLearningsen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleArte-educação e processos inclusivos : um olhar sobre as práticas docentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240753pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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