Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMarchand, Patrícia Souzapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Francieli Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2025-01-29T06:45:24Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284063pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende contribuir para a problematização a respeito da gestão democrática nas escolas da rede municipal de Alvorada tendo em vista que a escolha dos diretores é feita através de indicação política. É uma pesquisa de campo que realiza um levantamento da legislação educacional vigente e a análise de entrevistas aplicadas a professoras e diretoras da rede de ensino de Alvorada. A análise legal é baseada na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases e Plano Nacional de Educação e fundamentação teórica foi baseada em autores que pesquisam sobre a gestão democrática como Libâneo (2007) e Lück (2009). A pesquisa permitiu o entendimento dos mecanismos criados pela legislação a fim de que, independentemente da forma como ocorre a escolha das direções, a democracia esteja presente na prática da gestão escolar. O trabalho de natureza qualitativa, descritiva, teve como campo de investigação quatro escolas da rede municipal de educação do município de Alvorada na qual foram convidados a participar da entrevista os diretores/as e professores/as.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEleiçãopt_BR
dc.subjectDiretor de escolapt_BR
dc.titleA gestão da rede municipal de educação de Alvorada e as implicações para a gestão democráticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240782pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem