As vivências espaciais dos bebês a partir do movimento livre e da autonomia na creche
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
Babies’ spatial experiences based on free movement and autonomy in daycare
Assunto
Resumo
O artigo é decorrente de uma investigação etnográfica com bebês que, baseada nas contribuições do campo dos Estudos da Geografia da Infância e das discussões decorrentes da abordagem Pikler, teve como objetivo central discutir as vivências espaciais dos bebês a partir do movimento livre e da autonomia na creche. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida com oito bebês com idades entre 4 meses e 1 ano e 5 meses, durante um período de dez meses, em uma creche que fundamenta seu projeto educa ...
O artigo é decorrente de uma investigação etnográfica com bebês que, baseada nas contribuições do campo dos Estudos da Geografia da Infância e das discussões decorrentes da abordagem Pikler, teve como objetivo central discutir as vivências espaciais dos bebês a partir do movimento livre e da autonomia na creche. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida com oito bebês com idades entre 4 meses e 1 ano e 5 meses, durante um período de dez meses, em uma creche que fundamenta seu projeto educativo nos pressupostos teóricos da abordagem Pikler. Para a geração dos dados da pesquisa, foram utilizadas as seguintes estratégias metodológicas: observação, registro em diário de campo, registros fotográficos e fílmicos. Com base na leitura do diário de campo, assim como na decupagem das filmagens e na análise das fotografias, foram escritos episódios a respeito das vivências espaciais dos bebês ocorridas na investigação. A leitura do material gerado em campo possibilitou a identificação de recorrências presentes nas vivências espaciais dos bebês e a definição de três unidades analíticas: 1) os deslocamentos dos bebês pelos espaços da creche; 2) os bebês e as explorações das materialidades que constituem os espaços da creche; 3) as interações entre os bebês na ocupação dos espaços da creche. Com as análises, infere-se a importância de uma docência relacional pautada na promoção de espaços, tempos e materialidades, a qual possibilite que os bebês desfrutem do movimento livre e tenham a oportunidade de exercer a atividade autônoma por meio de suas vivências espaciais. ...
Abstract
The article is the result of an ethnographic investigation with babies that, based on con-tributions from the field of Childhood Geography Studies and discussions from the Pikler approach, had as its central objective to discuss the spatial experiences of babies based on free movement and autonomy in daycare. Methodologically, the research was develo-ped with eight babies aged between 4 months and 1 year and 5 months, over ten months, in a daycare center that bases its educational project on th ...
The article is the result of an ethnographic investigation with babies that, based on con-tributions from the field of Childhood Geography Studies and discussions from the Pikler approach, had as its central objective to discuss the spatial experiences of babies based on free movement and autonomy in daycare. Methodologically, the research was develo-ped with eight babies aged between 4 months and 1 year and 5 months, over ten months, in a daycare center that bases its educational project on the theoretical assumptions of the Pikler approach. The following methodological strategies were used to generate the research data: observation, recording in a field diary, and photographic and film records. Based on reading the field diary, the footage breakdown, and analysis of the photographs, episodes were written about the spatial experiences of the babies that occurred during the investigation. Reading the material generated in the field made it possible to identify recurrences present in the spatial experiences of the babies and to define three analytical units: 1) the movements of the babies through the spaces of the daycare, 2) the babies and the explorations of the materialities that constitute the spaces of the daycare, 3) the inte-ractions between the babies in the occupation of the spaces of the daycare. The analyses show the importance of relational teaching based on the promotion of spaces, times, and materialities, which allows babies to enjoy free movement and have the opportunity to exercise autonomous activity through their spatial experiences. ...
Contido em
Educação e pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 50 (2024), e276834, p. 1-18
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Humanas (7339)
Este item está licenciado na Creative Commons License
