Intervenções socioemocionais com adolescentes em escolas : uma revisão sistemática de literatura
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Data
2024Tipo
Outro título
Social-emotional interventions with adolescents in schools : a systematic review
Assunto
Resumo
A aprendizagem socioemocional vem ganhando cada vez mais espaço nos currículos educacionais ao redor do mundo. Entendendo a escola como um espaço capaz de realizar projetos e ações, que estimulem o desenvolvimento dos estudantes para além das habilidades tradicionais de ensino, é essencial que essa promova também o bem-estar social e emocional. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática de literatura, realizada a partir do protocolo PRISMA, sobre intervenções socioem ...
A aprendizagem socioemocional vem ganhando cada vez mais espaço nos currículos educacionais ao redor do mundo. Entendendo a escola como um espaço capaz de realizar projetos e ações, que estimulem o desenvolvimento dos estudantes para além das habilidades tradicionais de ensino, é essencial que essa promova também o bem-estar social e emocional. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática de literatura, realizada a partir do protocolo PRISMA, sobre intervenções socioemocionais com adolescentes em escolas e os principais construtos trabalhados. Para isso, foi realizada uma busca nos indexadores PsycInfo, Web of Science, Science Direct, Scopus, Scielo e Lilacs, durante o ano de 2022. Como resultado, foram encontradas 2149 publicações que, após rigorosos processos de seleção, foram reduzidos a 35 artigos utilizados na presente revisão. De modo geral, os artigos analisados abordaram os temas de inteligência emocional, personalidade, perdão, gratidão, coping, gentileza, mindfulness, qualidade de vida, bem-estar, autoconceito e autoestima, depressão, ansiedade, empatia, relacionamento interpessoal, bullying e competências socioemocionais. Os resultados encontrados indicam a possibilidade de trabalhar nas escolas aspectos relacionados ao desenvolvimento socioemocional, a partir de diferentes objetivos e perspectivas. No entanto, é importante salientar que a amostra selecionada ficou concentrada em países da Europa e nos Estados Unidos, trazendo um possível viés cultural ao estudo. ...
Abstract
Social-emotional learning is getting more and more important in educational curriculum around the world. Considering the school as a place capable of carrying out projects and actions that stimulate the students’ development beyond traditional teaching skills, it is essential that it also promotes social and emotional well-being. This study aims to present a systematic literature review, carried out using the PRISMA protocol, on socio-emotional interventions with adolescents in schools and the ...
Social-emotional learning is getting more and more important in educational curriculum around the world. Considering the school as a place capable of carrying out projects and actions that stimulate the students’ development beyond traditional teaching skills, it is essential that it also promotes social and emotional well-being. This study aims to present a systematic literature review, carried out using the PRISMA protocol, on socio-emotional interventions with adolescents in schools and the main constructs worked . For this, a search was carried out in the indexes PsycInfo, Web of Science, Science Direct, Scopus, Scielo and Lilacs, during the year 2022. As a result, 2149 publications were found, which, after further rigorous selections processes, were reduced to 35 articles used in this review. In general, the analyzed articles addressed the themes of emotional intelligence, personality, forgiveness, gratitude, coping, kindness, mindfulness, quality of life, well-being, self-concept and self-esteem, depression, anxiety, empathy, interpersonal relationships, bullying and skills socioemotional. The results found indicate the possibility of working on aspects related to socio-emotional development in school with different objectives and perspectives. However, it is important to note that the selected sample was concentrated in European countries and the United States, bringing a possible cultural bias to the study. ...
Contido em
Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. Londrina, 2000-. Vol. 25, n. 2 (2024), p. 196-207
Origem
Nacional
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